Os dois finalistas da maratona culinária Masterchef Profissionais foram definidos na noite desta quarta-feira (29/11) em episódio cheio de nervosismo, muitas lágrimas e dores físicas. O chef Francisco Pinheiro sofreu com as bolhas nas mãos causadas por uma queimadura grave do episódio anterior.
Apesar da dor, o cozinheiro veterano preparou o prato eliminatório com perfeição e garantiu sua participação na final do reality show gastronômico, que será encerrado na próxima terça-feira, às 22h30, na Band. O segundo finalista, Pablo Oaslen levou a melhor na disputa com a última mulher cozinheira da competição, a chef Irina Cordeiro.
Depois de uma prova de estética, quando fotógrafos profissionais escolheram o prato mais bonito. Os três finalistas tiveram de se enfrentar em um desafio de reprodução de receita. O escolhido foi o turduken, prato típico americano feito de peru recheado com frango e pato. O desafiou testou a habilidade dos cozinheiros em desossar e costurar as carnes das aves com destreza.
O “frankenstein” de aves, pouco conhecido no Brasil, causou estranhamento entre os espectadores do programa. Muitos internautas comentaram a inusitada mistura. O desempenho dos três finalistas praticamente empatou na preferência dos jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carossella. Os três preparos receberam vários elogios.
Uma pequena diferença nos acompanhamentos dos pratos de Pablo e Irina foi fundamental para a definição dos finalistas que disputarão a o troféu Masterchef, prêmio em dinheiro no valor de R$ 200 mil e uma viagem com tudo pago para Dubai, nos Emirados Árabes.
Queridinha nas redes sociais, a saída da chef nordestina Irina Cordeiro causou indignação na internet. Muitas internautas se mostraram revoltados com a decisão tomada pelos jurados do programa e prometem revidar contra a emissora.
Pablo Oazen
O mineiro Pablo Oazen começou o programa recebendo críticas pesadas em relação aos seus pratos. As palavras duras ditas pelos jurados partiram principalmente do chef francês Erick Jacquin com quem Pablo trabalhou em um restaurante de São Paulo. No meio da temporada, porém, o chef passou a se destacar no preparo dos pratos e a ganhar a confiança dos jurados e suas subidas ao mezanino passaram a ser uma constante no reality show.
Francisco Pinheiro
O mais experiente da competição, o chef Francisco Pinheiro trabalhou com chefs estrelados no no Brasil como o francês Laurent Suaudeau. Pinheiro comanda dois restaurantes de São Paulo, mas sua insistência em se manter fiel aos preceitos da gastronomia clássica o deixaram em maus lençóis em muitas provas. Nos últimos episódios, Francisco tem “metido o louco” nas receitas e protagonizado as sequências mais dramáticas do programa. A experiência, aliada a ousadia, garantiu uma vaga do veterano na final.
Paola Carossella se emociona com o serviço de Francisco Pinheiro:
Um grande talento encanta com a dedicação. E emociona com o sabor! #MasterChefBR pic.twitter.com/0DCJz7xHoT
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) November 29, 2017
O turduken causou estranheza entre os internautas:
Ave Maria cheia de pato… #MasterChefBr #MasterChefProfissionais
— Luis Philipe Souza (@LuisXPhilipe) November 29, 2017
Esse frango exorcista do Pablo #masterchefbr credo
— Tata Bey (@TataBey2) November 29, 2017
É um pato dentro de um frango, dentro de um peru? #MasterChefBR pic.twitter.com/Nx9tS6qHpa
— Non (@NonLacerda) November 29, 2017
Se a Irina sair eu vou escrever uma carta de próprio punho xingando a bande #ficairina #MasterChefBR pic.twitter.com/UOakcvudtd
— #porraLud (@ferreira_ludd) November 29, 2017