Giro Cultural USP realiza passeios gratuitos pelo centro universitário

0
241
USP realiza passeios culturais gratuitos
São quatro opções de roteiros, incluindo o “Vista panorâmica”, que tem como um dos destaques a Torre do Relógio. Crédito da foto: Cecília Bastos / USP Imagem

Conhecer a maior universidade da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP), sua história, museus, acervos culturais e científicos é o que propõe o programa Giro Cultural USP. Criado em 2012 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), já atendeu cerca de 37 mil pessoas em três opções de roteiros no campus Butantã — “Vista panorâmica”, “Acervo cultural” e “Acervo científico” — e uma opção fora do campus: o “USP e a São Paulo modernista”, que destaca as principais obras e edificações modernistas da capital. Todas as atividades são gratuitas.

Vista panorâmica

Nos moldes dos passeios “city sightseeing” realizados nos mais importantes centros urbanos mundiais o roteiro “Vista panorâmica” busca situar e integrar o visitante ao campus Cidade Universitária, no Butantã. Acompanhados por mediadores durante o trajeto, os participantes conhecem um pouco sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus que compõem o campus.

Durante o percurso os monitores destacam ainda a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem a Ramos de Azevedo — mais conhecido como praça do cavalo — e o monumento em homenagem a Armando de Salles Oliveira. A duração do passeio é de 1h30.

Acervo Científico

Quem opta pelo roteiro “Acervo científico” tem a possibilidade de conhecer um pouco do acervo, da pesquisa e da produção científica da USP em quatro museus da universidade. O Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária, o Museu de Geociências e o Museu de Anatomia Humana fazem parte do trajeto e os participantes recebem informações de monitores da USP especializados nas mais diversas áreas de atuação do instituto visitado. A duração do passeio é de 2h30 e os grupos escolhem três, dentre as quatro opções.

Leia mais  Museu de Arte Sacra tem acervo da Prefeitura

 

Acervo Cultural

Os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção da USP nessa área podem ser conhecidos pelo roteiro “Acervo cultural”. Exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias são alguns dos tópicos apresentados. O roteiro, que também dura 2h30, tem pontos de parada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, no Museu da Educação e do Brinquedo e no Arquivo Geral da USP. Para este roteiro os grupos também optam por três, dentre as opções culturais disponíveis.

Com mais de 29 mil pessoas atendidas, os roteiros ocorrem de terça a sexta-feira no campus Butantã em dois horários: 10h e 14h. Para agendar a visita os interessados precisam entrar em contato com o Giro Cultural de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail
[email protected]. Os passeios recebem grupos com o mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas.

SP Modernista

Iniciado em 2013, o roteiro “A USP e a São Paulo modernista” destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Modernismo na cidade. O passeio é gratuito e acontece todos os sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô. Até 2019, quase 8 mil pessoas já foram atendidas neste trajeto.

Leia mais  Alunos de Sorocaba participam de competição da USP

 

O passeio conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de guia com cadastro no Ministério do Turismo. Com quatro horas de duração, a atividade gratuita tem 40 vagas por dia.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário no site www.sinteseeventos.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3721-5720. O itinerário inclui 25 pontos, com paradas no Parque da Independência — Museu Paulista, no Teatro Municipal e no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado no Parque do Ibirapuera. (Da Redação, com informações da PRCEU — USP)

O post Giro Cultural USP realiza passeios gratuitos pelo centro universitário apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorProgramação do Corujão: saiba qual filme Globo exibe hoje (18/2)
Próximo artigoVotorantim e o IPTU