Aprovação do governo Bolsonaro em setembro é a maior desde maio

0
219
Crédito da foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

A aprovação do governo Jair Bolsonaro em setembro superou numericamente a reprovação à administração, pela primeira vez desde maio de 2019.

Na pesquisa XP/Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), a avaliação ótima ou boa do governo entre agosto e setembro oscilou de 37% para 39%, e a avaliação ruim ou péssima, de 37% para 36%.

A regular passou de 23% para 24%. Todas as variações estão dentro da margem de erro da pesquisa, de 3,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo.

Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional entre os dias 8 e 11 de setembro. É o quinto levantamento
consecutivo no qual a aprovação do governo Bolsonaro aparece em alta, e a reprovação, em queda.

A pesquisa de setembro também captou melhora na expectativa para o restante do mandato, ainda dentro da margem de erro. Agora, 40% esperam que o restante do governo seja bom ou ótimo, ante 37% em agosto.

Para 35%, será ruim ou péssimo, ante 36% no mês anterior. A expectativa regular cedeu de 22% para 20%.

Coronavírus

Também melhorou a avaliação acerca da atuação de Bolsonaro no combate ao novo coronavírus.

O porcentual da população que considera seu desempenho ruim ou péssimo cedeu dentro da margem, de 50% em agosto para 49% em setembro.

Já a razão dos que veem desempenho ótimo ou bom avançou para 28%, de 24% em agosto, também dentro da margem.

Em setembro, a proporção da população que diz não estar com medo do coronavírus atingiu o maior nível desde fevereiro, com 29%.

Em agosto, eram 28%. Outros 40% disseram estar com um pouco de medo, eram 38% em agosto, e 30% disseram estar com muito medo – a menor taxa desde fevereiro, quando eram 21%.

Todas as variações ocorreram dentro da margem. A proporção dos que consideram que o pior da crise do coronavírus já passou subiu acima da margem, a 60% era 52% em agosto.

Os que acreditam que o pior ainda está por vir também caíram à mínima de 32%, ante 41% em agosto, variação superior à margem.

Economia

Apesar da oscilação positiva da aprovação do presidente Jair Bolsonaro, também cresceu na sociedade a avaliação de que a economia do País não vai bem.

A pesquisa XP/Ipespe apurou que o porcentual de pessoas que consideram que a economia está no caminho errado passou de 46% em agosto para 48% em setembro — mas ainda dentro da margem. (Estadão Conteúdo)

O post Aprovação do governo Bolsonaro em setembro é a maior desde maio apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorConcurso no Parque Tecnológico de Sorocaba
Próximo artigoCâmeras no Sudoeste irão aumentar a segurança; emenda aprovada do Deputado Sardinha