Em menos de um mês, Saae recebe 264 casos de desperdício de água

0
237
Desperdício de água recebeu 264 notificações= Em menos de um mês, Saae recebe 264 casos de desperdício de água
Vazamentos preocupam o Saae. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (9/7/2013)

Iniciado no dia 12 deste mês, o trabalho de intensificação na orientação e notificação a munícipes que apresentaram comportamentos que configuraram desperdício de água já recebeu 264 comunicados da população, por meio dos canais colocados à disposição pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba. Desse total, 232 imóveis já foram visitados pelos agentes da autarquia.

A ação vem sendo desenvolvida diariamente por dezesseis agentes do Setor de Fiscalização e outros dois servidores da equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba.

As situações de desperdício possíveis de serem flagradas pelas equipes são principalmente lavagem de carros, garagens e calçadas com mangueira.

Desperdício de água e abastecimento

Nesses casos, o munícipe recebe uma notificação, cujo conteúdo solicita a colaboração no sentido de que essas atitudes sejam abandonadas. Com isso, espera-se que haja condições de se manter o abastecimento regularizado na cidade como um todo. Principalmente, nesse momento de altas temperaturas e de estiagem, evitando assim medidas de emergência, como o sistema de rodízio que vem sendo realizado nas regiões do Éden/zona industrial, Cajuru e Aparecidinha.

Essa postura do Saae é preventiva, visto que com a soma de fatores como o forte calor, consumo exagerado de água e consequente baixo nível dos mananciais utilizados para a captação de água bruta para tratamento e distribuição, existia o risco de ocorrer falta de água generalizada.

Nos casos de desperdício de água que ocorrem no interior dos imóveis, os agentes do Saae/Sorocaba estão entregando aos munícipes um folheto de orientação que apresenta dicas de economia de água, tais como jamais deixar a torneira aberta o tempo todo enquanto realiza atividades como escovar os dentes, fazer a barba e lavar pratos e talheres.

O material inclui ainda outras orientações, como a de procurar acumular uma quantidade considerável de roupas para realizar a lavagem e não fazê-lo todos os dias; tomar banhos de chuveiro curtos e corrigir situações de torneiras pingando e manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada. Neste primeiro momento, a ação não tem caráter punitivo, e portanto não existe aplicação de multas, mas somente advertência e orientação.

Canais para a comunicação

Para receber as denúncias de comportamentos que caracterizem desperdício de água, o Saae coloca à disposição dos munícipes, que não precisam se identificar, os seguintes canais de comunicação: e-mail [email protected] e o WhatsApp 15 9 8158 0356. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

O post Em menos de um mês, Saae recebe 264 casos de desperdício de água apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorSandro Camacho Duarte falece aos 51 anos
Próximo artigoQueimadas urbanas