Chile comemora voto “sim” para dar nova Constituição ao país

0
375

O voto “sim” para se dar uma nova Constituição ao Chile foi aprovado em massa por eleitores neste domingo (25/10). Com mais de 86% das urnas apuradas, 78,20% aprovaram a criação de um novo texto, substituindo o atual, que foi adotado ainda na ditadura de Augusto Pinochet. Enquanto isso, 21,80% votaram pela permanência da Carta atual.

A consulta contou ainda com uma segunda pergunta sobre o modelo para a elaboração da nova Constituição. Neste caso, 79,21% decidiram por uma convenção constituinte exclusiva, com todos os delegados eleitos pelo voto popular.

A outra opção era o modelo misto, com constituintes eleitos e com parlamentares já no exercício de seus mandatos. Essa alternativa recebeu apenas 20,79%, com 64,20% dos votos apurados.

O presidente Sebastián Piñera afirmou, após os primeiros resultados, que “os cidadãos e a democracia triunfaram”.

“Até agora, a Constituição nos dividiu. A partir de hoje, devemos todos colaborar”, disse o presidente em um discurso feito em frente ao Palácio de La Moneda, sede do governo. “Este plebiscito não é o fim, é o começo de um caminho que, juntos, devemos percorrer para chegar a uma nova Constituição para o Chile”, disse o presidente.

Desde a divulgação dos primeiros resultados, o povo compareceu às ruas de Santiago, comemorando o resultado.

O post Chile comemora voto “sim” para dar nova Constituição ao país apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorAgente da PCDF que pilotava helicóptero caído no Pantanal recebe alta
Próximo artigoDF: em surto psicótico, mulher se tranca no quarto e coloca fogo na casa