UnB se manifesta contra corte de gastos na área da ciência

0
594

Após reunião do Conselho Universitário da Universidade de Brasília (UnB), na sexta-feira (15/10), a instituição emitiu nota de repúdio em relação aos cortes de recursos submetidos pelo governo federal aos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCTI) e da Educação (MEC).

A universidade criticou ainda o sucateamento das agências de fomento ao ensino e à pesquisa como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com a UnB, “as políticas governamentais de retiradas maciças de recursos financeiros afetam dramaticamente a infraestrutura de pesquisa, formada por laboratórios e espaços de realização de experimentos científicos em todas as áreas do conhecimento, e a formação de pessoas em níveis de graduação e pós-graduação, fundamentais para o desenvolvimento do país”.

Em sua nota, a UnB lembra que o descaso com o financiamento da ciência brasileira pode levar a uma fuga de cérebros do país e atrapalhar o desenvolvimento nacional.

“O Brasil precisa do trabalho de cientistas em todas as áreas, para responder aos grandes problemas nacionais e internacionais, como as mudanças climáticas, a produção de alimentos em larga escala sem degradação do meio-ambiente, as grandes migrações, os novos paradigmas do trabalho com a forte automatização advinda dos avanços das tecnologias de informação e comunicação, as doenças endêmicas e pandêmicas, a pobreza e a desnutrição em países periféricos, dentre tantos outros”, afirma o texto.

 

Artigo anteriorCaminhoneiros exigem queda no preço do diesel e marcam greve para 1º de novembro
Próximo artigoAliado de Maduro é extraditado para os EUA; governo venezuelano detém 5 americanos