Tem depressão? Confira 6 hábitos que você deve evitar

0
212

A depressão é um transtorno psicológico caracterizado por tristeza, apatia e desinteresse. Ela pode ser episódica – quando é desencadeada por alguma situação específica – ou crônica, quando se repete em diferentes momentos da vida.

De acordo com o psiquiatra Leonardo Rodrigues da Cruz, do Instituto Meraki Saúde Mental, pesquisas mostram que metade dos pacientes que passaram por um episódio de depressão voltarão a enfrentar o quadro nos próximos cinco anos. Para evitar a repetição, é necessário buscar ajuda especializada.

“A falta de tratamento adequado predispõe a uma evolução pior, e estudos mostram que até 70% das pessoas não são tratadas adequadamente. Quando o tratamento é feito de maneira precoce, os resultados são melhores, proporcionando mais tempo livre de sintomas e redução da chance de novos eventos”, explica Rodrigues da Cruz.

Quando controlar a depressão, além do tratamento indicado pelos especialistas, é importante adotar bons hábitos de vida. “Psicoterapia, atividade física, higiene do sono, alimentação saudável e uma boa rede de apoio são importantes para evitar gatilhos”, comenta o psiquiatra.

Veja 6 hábitos que devem ser evitados caso você tenha depressão:

1. Sono ruim

Dormir bem é um hábito necessário para manter a saúde mental. Alguns estudos sugerem que pessoas com insônia são até dez vezes mais propensas a ter depressão.

Se você está com problemas para dormir, busque fazer exercícios físicos todos os dias, limitar o consumo de cafeína na parte da tarde e o uso de telas no horário próximo ao de se deitar.

2. Estresse contínuo

O estresse é a resposta do corpo a situações de medo e ameaça e provoca uma maior produção dos hormônios cortisol e adrenalina.

Não dá para excluir o estresse da vida, pois ele é provocado por fatores que não podem ser controlados. Mas, o sentimento pode ser gerenciado. Autoconhecimento, técnicas de meditação e exercícios físicos ajudam a lidar melhor com situações estressantes.

3. Sedentarismo

Acrescentar uma atividade física regular à rotina é uma das melhores estratégias contra a depressão. Ao se exercitar, o corpo libera endorfinas – substâncias químicas que reduzem a dor e melhoraram o humor.


0

4. Consumo de álcool

O álcool pode agravar sintomas depressivos em função de seus efeitos sobre o sistema nervoso central.

Beber deixa o paciente menos propenso a seguir o tratamento contra a depressão. Também o coloca situações mais propícias para ter problemas em casa ou no trabalho.

A bebida também pode intensificar a sonolência causada pelos antidepressivos ou atrapalhar os efeitos pretendidos pela medicação.

5. Repassar assuntos negativos

É muito importante ter uma rede de pessoas confiáveis com quem se possa conversar sobre os vários aspectos da vida. Entretanto, para pessoas que estão em um momento de fragilidade pode não ser adequado ficar repassando assuntos negativos.

Se você não está se sentindo bem, procure estar com pessoas que o alegram e despertam sentimentos positivos.

6. Não admitir a depressão

A depressão pode ser tratada, mas a maior barreira para isso é a negação. Se você está se sentindo deprimido, busque ajuda.

Em geral, para casos leves, a psicoterapia costuma ser a primeira escolha, já para quadros moderados e graves, a associação com antidepressivos é a conduta mais indicada. “Quando o tratamento é feito de maneira precoce, os resultados são muito melhores, proporcionando mais tempo livre de sintomas e redução da chance de novos eventos”, aponta Rodrigues da Cruz.

O post Tem depressão? Confira 6 hábitos que você deve evitar apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorSucesso no SBT, Eliana fala sobre sonhos: “Aberta às possibilidades”
Próximo artigoApós flertar com Lula e Bolsonaro, empresário doa R$ 500 mil ao União