As manifestações organizadas por sindicatos para marcar o 1º de Maio na França acabaram em confronto com a polícia, protagonizados principalmente pelos chamados “coletes amarelos“. Houve enfrentamento nas ruas de Paris, com uso de gás lacrimogêneo por parte da polícia e dezenas de ativistas foram presos.
A concentração dos coletes amarelos ocorreu na Praça da República, na Praça da Itália e em Montparnasse. Eles chegaram munidos de máscaras, lenços e óculos de proteção contra bombas de gás lacrimogêneo.
💥 #PARIS 01/05/2019 #1erMai 💥
Les forces de l’ordre usent à nouveau de gaz lacrymogènes.
La situation est tendue et se tend de minute en minute…#GiletsJaunes #Syndicats #TousUnis pic.twitter.com/fCvCqQpUwq— Gilets Jaunes Paris #1erMai✊ (@GiletsJaunesGo) May 1, 2019
Os protestos foram anunciados pelo grupo como “dia de motim” histórico. O governo reforçou o policiamento nas ruas da capital francesa. São 7,4 mil policiais deslocados para controlar os participantes do movimento.
As manifestações foram proibidas na avenida Champs-Elysées. Outras regiões da capital como os arredores do Palácio do Eliseu, do Senado, da Assembleia e da catedral de Notre-Dame, também estão interditados.
💥#PARIS – 01/05/2019 – #1erMai💥#GiletsJaunes #Syndicats #TousUnishttps://t.co/KAZU7VoHPk
— Gilets Jaunes Paris #1erMai✊ (@GiletsJaunesGo) May 1, 2019



































