Depois de receber líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), o Presídio Federal de Brasília foi mais uma vez acionado para abrigar membros de facções criminosas do país. Na última sexta-feira (21/06/2019), 30 integrantes do Comando Vermelho (CV) foram levados à penitenciária de segurança máxima construída no DF. Eles estavam em presídios do Pará, mas, a pedido do governo do estado, acabaram transferidos a unidades federais. Inicialmente, todos chegaram a Brasília. Do total, 20 pernoitaram na capital e seguiram para outros complexos. Os outros 10 permanecerão temporariamente no DF.
A mudança foi realizada a pedido do Governo do Pará, após a descoberta de um plano de fuga em massa que envolveria ao menos 400 detentos
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi responsável pela transferência dos detentos. A ação teve apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e ocorreu após a descoberta de um plano de fuga em massa que envolveria ao menos 400 encarcerados do Complexo de Americano, em Santa Izabel do Pará.
O ministro da Justiça, Sergio Moro, comentou o assunto no Twitter. Ele pontuou que a transferência “desarticulou a organização criminosa e preveniu possível rebelião prisional”.



































