
O Teatro da Caixa Cultural recebe, nesta quarta-feira (7/6), a musicista norueguesa Benedicte Maurseth em show no qual a artista explora um pouco da música tradicional e da cultura de seu país. Benedicte leva ao palco instrumentos do período barroco, fabricados artesanalmente, com cordas de tripa natural e arcos do século 16.
Um deles é o hardanger fiddle, com formato que lembra o do violino. Ele tem de quatro a cinco cordas a mais, que ecoam por ressonância em relação às outras. Muito usado na região Sudeste da Noruega, o exemplar mais antigo do hardanger data de 1651.
Benedicte nasceu no Oeste da Noruega e começou os estudos de hardanger fiddle aos 8 anos de idade. Tornou-se aluna da Bull Ole Academy, instituição especializada em música folclórica. Com cinco discos gravados, a artista é referência na manutenção cultural do país nórdico.
Benedicte Maurseth
Dia 7/6 (quarta), às 20h. No Teatro da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos