Saiba como reconhecer alimentos que estão cheios de gordura trans

    0
    185

    A gordura trans é um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação industrial. Essa gordura hidrogenada é adicionada em alimentos industrializados porque é uma forma barata de aumentar o seu prazo de validade. O grande problema é que mesmo em poucas quantidades, o consumo de gordura trans pode aumentar o colesterol ruim (LDL) e diminuir o colesterol bom (HDL), o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e AVC. Há ainda o risco de maior acumulo de gordura no abdômen e inflamação do organismo.

    Principal ingrediente em produtos industrializados, de forma geral, a gordura trans está presente especialmente em salgadinhos, biscoitos recheados, bolos e pães. Os produtos de padaria e confeitaria também costumam estar cheios de gordura hidrogenada.

    A quantidade de gordura trans que se pode consumir é de, no máximo, 2g por dia. Mas, é muito fácil extrapolar este limite. Para se ter uma ideia, 100 g de massa de pastel pronta tem 2,4g de gordura trans. Já um pacote de 100g de pipoca de microondas tem 7,6g.

    Por isso é tão importante estar atento aos rótulos dos produtos. Para se certificar que o alimento é livre de gordura trans, o recomendado é procurar no rótulo palavras como: gordura vegetal parcialmente hidrogenada ou gordura hidrogenada, além de gordura vegetal ou margarina.

    (Com informações do portal Tua Saúde)

    Artigo anteriorFeira de cervejas artesanais Beba do Quadrado será neste fim de semana
    Próximo artigoSonho de princesa: InDue premiará seguidoras com makeover completo