Por que as consultas ao oftalmologista devem acontecer uma vez por ano

    0
    175

    A indicação é de que as visitas sejam feitas uma vez por ano, com a realização de exames específicos, especialmente depois dos 40 anos de idade. Isso porque a partir desta idade, os olhos passam por mudanças e podem aparecer patologias como o glaucoma e a catarata. “São problemas que, o quanto antes corrigidos, são minimizados. O acompanhamento médico é fundamental para o aconselhamento dos pacientes”, afirma o oftalmologista Leonardo Akaishi, do Instituto de Catarata de Brasília.

    O glaucoma  provoca lesões no nervo ótico e, se não for controlado adequadamente, pode levar à cegueira irreversível. Na fase inicial, a doença só é perceptível a partir de exames. De maneira geral, o tratamento do glaucoma é feito à base de colírios, mas também existe a possibilidade de cirurgia. “Se diagnosticado no início, o paciente conta com opções alternativas que contribuem para a qualidade de vida dele”, explica o médico.

    Uma das novidades para o tratamento do glaucoma é a utilização de um dispositivo chamado “stent” que é implantado perto da raiz da iris e aumenta a drenagem do líquido do olho, controlando a pressão ocular. Este procedimento pode ser feito junto com a cirurgia da catarata.

    Já a catarata é um envelhecimento ocular que atinge o cristalino (parte do olho que filtra a passagem da luz, permitindo que as imagens se formem na retina). A principal causa da catarata é o envelhecimento e a evolução da doença costuma ser lenta. Como os raios luminosos não conseguem atingir a retina, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. A recomendação para os casos de catarata é a cirurgia.

    O oftalmologista Leonardo Akaishi explica que algumas doenças dos olhos são resultado de males crônicos e que, é relativamente comum, que estas doenças sejam diagnosticas no consultório oftalmológico como, por exemplo, a diabetes. Entre 29 de maio e 01 de janeiro, o DF vai sediar o 10º Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa e palestrantes internacionais estarão aqui para falar das novidades do setor.

    Artigo anteriorIdosa de 72 anos reproduz fotos da neta e impressiona com carisma
    Próximo artigoAmazonas: “Violação de direitos gera violência nos presídios”, diz CNJ