Um velho guerrilheiro resolver tomar uma atitude radical: matar o atual presidente do Brasil. No entanto, esse homem, que deseja dizimar Michel Temer, é seu pai. Essa é a trama do novo livro de Álvaro Filho.
Meu Velho Guerrilheiro é uma autoficção sobre um escritor que tenta demover o pai do desejo de matar o presidente brasileiro. A obra faturou os prêmios de Melhor Ficção de 2017 da Academia Pernambucana de Letras e da FNAC Portugal de Escrita 2018.
Publicado no Brasil pela editora Jaguatirica, o título chega ao Brasil neste mês. Álvaro Filho conta que o velho guerrilheiro do título é parte o pai dele, parte ficção. “Em meados de 2014, ele falava que havia um risco de golpe no Brasil, à época parecia um desvario e levou, inclusive, a família a se preocupar”, explica o autor.
Alinhado àqueles que interpretam o impeachment de Dilma Rousseff como um golpe de Estado, Álvaro entendeu que o pai teve uma espécie de “clarividência” e, por isso, decidiu escrever o livro.
O autor
Nascido no Recife (PE), o escritor de 45 anos vive em Lisboa desde 2016. É também autor do “noir dos trópicos” Jornalismo para Iniciantes e de O Diário de Viagem do Sr. A.