Após 4 anos, Câmara retoma obra milionária de apartamentos funcionais

    0
    157

    Após quatro anos paradas, as obras dos apartamentos funcionais da Câmara dos Deputados serão retomadas. Atualmente, o projeto está na fase de “desenvolvimento” da Etapa 4. Deixando de lado a tecnicidade, o governo está organizando as reformas dos blocos I, J, K e L da 202 Norte.

    Conforme informações disponíveis na área de transparência do portal da Câmara, até o momento foram executados R$ 119,8 milhões em despesas com as obras.

    Desde o começo do mês, o Metrópoles traça um panorama de como está o uso e a situação dos imóveis funcionais. Em 9 de junho, o site mostrou que um quinto dos endereços do governo federal está desocupado. Atualmente, há 303 endereços vagos. O gasto do governo com essas residências chega a R$ 1,2 milhão por ano, segundo o Ministério da Economia.

    Já no último domingo (16/06/2019), a reportagem revelou que imóveis ocupados há até 40 anos, são alvo de briga judicial. Servidores que perderam o direito de uso ou seu familiares travam na Justiça uma cruza com a União.

    As reformas

    Iniciado em 2007, o projeto de reformas, além de preservar o patrimônio público, visa dotar os imóveis de condições adequadas de habitabilidade. A medida resulta em economia a médio e longo prazos, tendo em vista que reduz os gastos com manutenção e com concessão de auxílio-moradia, ao mesmo tempo em que valoriza o patrimônio imobiliário da União.

     

    Os 432 imóveis em questão – que pertencem à União e estão sob administração da Câmara – foram construídos há mais de 40 anos, e durante esse período não passaram por reformas significativas. A deterioração causada pelo uso e pelo longo tempo decorrido desde sua construção geraram gastos elevados de manutenção, além de desestimular a ocupação dos apartamentos.

    A execução das reformas foi dividida em etapas.

    Os blocos A, B, C, D, E, F, G, H e I da SQN 302, já concluídos e habitados, correspondem às seguintes etapas:

    – Etapa 1: blocos F,G,H e I – entregues em 2011;

    – Etapa 2: blocos A e B – entregues em 2012/2013;

    – Etapa 3: blocos C,D e E – entregues em 2015;

    Interrompido a partir de 2015, o projeto foi retomado neste ano.

    Até 2025 deverão estar concluídas as reformas dos blocos localizados na Asa Sul – G e I da SQS 111 (Etapa 5) e A, B e I da SQS 311 (Etapa 6) – e encerrada a fase final do projeto.

    O post Após 4 anos, Câmara retoma obra milionária de apartamentos funcionais apareceu primeiro em Metrópoles.

    Artigo anteriorJogos de hoje definem próximo adversário do Brasil na Copa Feminina
    Próximo artigoHomem recebe bilhete avisando sobre acidente de carro e agradece