Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, podem ter chegado mais perto de encontrar a “fonte da juventude”. E, como no roteiro de um filme de ficção científica, a resposta pode estar no sangue dos mais jovens. Uma proteína chamada eNAMPT, que tem um papel importante na produção de energia para as células (sistema conhecido como NAD, em inglês) e que vai desaparecendo conforme os anos passam pode ser o antídoto contra os passar dos anos.
O estudo foi feito com ratos, que viveram 20% mais após receberem injeções com o sangue de animais jovens. “Descobrimos que o corpo têm várias maneiras redundantes de manter os níveis de NAD. Como sabemos que esses níveis vão caindo de acordo com a idade, vários pesquisadores estão interessados em encontrar intervenções para manter a quantidade de energia”, afirmou Shin-ichiro Imai, professor de biologia responsável pela pesquisa, ao Daily Mail. O trabalho foi publicado na revista científica Cell Metabolism.
Os ratos que receberam o sangue dormiram melhor, tiveram incremento nas funções cognitivas e em teste de memória, além de se exercitarem mais. Imai conta que, provavelmente, a proteína eNAMPT atua no hipotálamo, e é ele que controla o envelhecimento. Os próximos passos da equipe são descobrir como a quantidade da proteína está associada a doenças em idosos e, se pode ser usada em produtos anti-aging.
O post Injeção de sangue jovem pode aumentar expectativa de vida, diz estudo apareceu primeiro em Metrópoles.