Bolsonaro realiza tour pelo Nordeste para tentar reverter rejeição

0
234

O presidente Jair Bolsonaro (PL) inicia nesta terça-feira (8/2) um roteiro de viagens pela região Nordeste. O chefe do Executivo federal deve visitar três estados: Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Há ainda uma previsão de ida à Paraíba, estado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas a agenda ainda não foi confirmada.

As viagens, anunciadas com semanas de antecedência, são parte de um movimento do mandatário de se aproximar da região que mais o rejeita, de acordo com as pesquisas.

O Datafolha de dezembro de 2021 mostrou Bolsonaro com 17% de intenções de voto no Nordeste, ante 61% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Nordeste é a única região em que Bolsonaro foi derrotado por Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018. Na ocasião, o militar conquistou 30% dos votos, enquanto o petista teve 69%. Em campanha pela reeleição, o titular do Planalto busca conseguir mais apoio na localidade, reduto eleitoral do ex-presidente Lula.

A viagem também ocorre após comentários equivocados do presidente sobre a região. Durante a tradicional live que faz semanalmente nas redes sociais, ao falar sobre a revogação de decretos de luto oficial, ele errou o local de nascimento de Padre Cícero, religioso venerado no Nordeste. Em seguida, ao comentar com assessores, os chamou de “pau de arara”, expressão considerada pejorativa.

“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí”, disse o presidente, durante a live.

Velho Chico

O ponto alto das viagens pelo Nordeste são as visitas a empreendimentos do projeto de transposição do rio São Francisco, a maioria iniciada em gestões anteriores. Bolsonaro já esteve em outras agendas relacionadas ao São Francisco acompanhado de políticos nordestinos, como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e ministros da região.

O tour pelo Nordeste ocorre na semana que antecede a viagem internacional de Bolsonaro à Rússia, marcada para os dias 14 a 17 de fevereiro.

Pernambuco e Ceará

A agenda de Bolsonaro pelo Nordeste se inicia nesta terça, com visita Salgueiro (PE) e Jati (CE). Na cidade pernambucana, ele vai participar do evento de acionamento das bombas no Núcleo de Controle Operacional na estação de bombeamento do sistema de transposição do rio São Francisco.

Já no Ceará, vai visitar a barragem Jati e as obras de retomada da liberação das águas para o Cinturão das Águas do Ceará. O empreendimento não recebe água do São Francisco desde maio de 2021 por causa de problemas de manutenção.

Rio Grande do Norte

O mandatário deve seguir para o município de Caicó (RN), onde vai pernoitar de terça para quarta-feira (9/2). O Rio Grande do Norte é o reduto eleitoral de dois de seus ministros: Rogério Marinho (PL), do Desenvolvimento Regional, e Fábio Faria (PSD), das Comunicações. Os dois disputam candidatura bolsonarista ao governo do estado.

Na primeira agenda, Bolsonaro vai vistoriar as obras da Barragem de Oiticica, a porta de entrada das águas do São Francisco no estado. A estrutura vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidades potiguares.

Também será assinada ordem de serviço para a segunda etapa de obra de pavimentação na cidade de Jucurutu (RN), interligando a sede do município ao distrito de Serra de João do Vale. Segundo o governo, o investimento será de R$ 6,9 milhões.

Na sequência, o presidente vai a Jardim de Piranhas para acompanhar a chegada das águas do rio São Francisco ao Rio Grande do Norte. As obras desse trecho foram inciadas há mais de 13 anos.

Apoiadores do presidente organizam ainda uma “jegueata”, uma espécie de passeio de jegue aos moldes das motociatas, para recepcioná-lo no estado. Ainda não há detalhes oficiais sobre o passeio.


0

Aumento de viagens ao Nordeste

Em 2021, em busca de mais popularidade, Bolsonaro mais que triplicou viagens aos estados do Nordeste.

No ano de estreia no comando do Palácio do Planalto, Bolsonaro visitou o Nordeste em apenas cinco oportunidades. Em 2020, mesmo durante a pandemia, ele mais que dobrou as viagens para a região e acumulou 12 visitas em estados nordestinos. Já no ano passado, o presidente esteve 19 vezes na localidade, segundo registros oficiais.

Apesar do aumento das agendas no Nordeste, a região do Brasil mais visitada por Bolsonaro desde o início do governo é a Sudeste, que concentra o núcleo empresarial do país.

O post Bolsonaro realiza tour pelo Nordeste para tentar reverter rejeição apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorCiro Nogueira chama Lula-Alckmin de chapa “chula”
Próximo artigoEstudo indica que mulheres com essa característica têm menos orgasmos