Envelhecer traz muitas mudanças físicas que, se não forem bem administradas, podem causar problemas ainda maiores. Com o tempo, além das rugas que teimam a aparecer na pele, o corpo tende a perder massa muscular, diminuindo a potência e força do indivíduo.
Essa mudança é conhecida como sarcopenia e pode acontecer a partir dos 35 anos de idade. Adultos que não incorporam nenhum tipo de treinamento à rotina estão mais propensos a sofrer com a perda de disposição, principalmente depois dos 50 anos.
Aumentar a massa muscular e, consequentemente, a força, é essencial para todas as faixas etárias — um corpo saudável e com quantidades adequadas de massa magra se desgasta menos nas tarefas do dia a dia, envelhece mais lentamente e tem menor resistência à insulina (que causa diabetes). Outros benefícios são um metabolismo mais rápido, baixos estoques de gordura e temperatura corporal constante.
Por isso, é essencial incorporar atividades de força na rotina — e o processo não precisa ser complicado, já que alguns exercícios podem ser realizados em qualquer lugar.
“O treinamento de força é uma ferramenta fundamental para quem tem mais de 50 anos. O esforço utilizado durante o exercício físico ajuda na vivência diária, possibilitando uma melhora na qualidade de vida e um aumento na massa muscular”, explica a personal trainer Karina Costa.
5 exercícios para aumentar a massa muscular depois dos 50
A especialista explica que, geralmente, as pessoas têm pouca experiência com exercícios de força. Por isso, é necessário um personal trainer por perto para evitar lesões durante a atividade.
Karina separou alguns exercícios que são essenciais para quem quer aumentar a faixa muscular nessa faixa etária. Confira:
1. Prancha
2. Puxar peso com ajuda de uma corda
3. Exercícios de desenvolvimento e supino
4. Agachamento
5. Exercício de panturrilha
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.