
Chegou às livrarias do Brasil o livro “Blitz” (ed. Tusquets, R$ 34,90), mais recente romance lançado pelo cineasta David Trueba. O espanhol ganhou reconhecimento mundial após faturar seis prêmios Goya em 2014 pelo trabalho em “Viver é Fácil Com os Olhos Fechados”.
“Blitz” conta a história de Beto, um arquiteto na casa dos 30 anos que, após descobrir uma traição da namorada, se envolve com uma alemã de 60 anos. O enredo tem início quando o homem viaja a Munique para participar de um concurso que resolveria seus problemas financeiros.
É no meio dessa viagem que Beto descobre a traição da namorada e passa por um turbilhão de sentimentos. Assim, a obra começa a discutir a passagem do tempo – relacionando ampulhetas com os aplicativos de celulares – de forma a conduzir o protagonista até uma mulher de outra geração, Helga. Ela também norteará uma série de conflitos que costuram a trama de forma delicada e irônica.
O livro, lançado neste mês no Brasil, já é um best-seller na Espanha. Trueba também escreveu “Saber Perder” (2011), que já foi publicado em mais de 12 línguas. É comum perceber em suas obras literárias os aspectos tragicômicos encontrados em seus filmes.