A paciente é uma profissional de saúde de 37 anos, com diagnósticos positivos para a doença em junho e outubro
O governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Saúde confirmaram o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil. A paciente é uma médica de 37 anos, moradora de Natal. De acordo com nota divulgada pela pasta na noite dessa quarta-feira (9/12), ela teve dois diagnósticos confirmados – em junho e outubro.
O caso foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (Cievs-RN), em 23 de outubro.
Apesar de outros estados brasileiros sinalizarem possível reinfecção do vírus, este é considerado o primeiro registro oficial por ser o único, até o momento, a constatar a presença de linhagens distintas do vírus Sars-CoV2 nas amostras coletadas e analisadas por todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde, segundo o governo potiguar.
A paciente, que não teve o nome divulgado, atua nos serviços de Saúde do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Ela teve o primeiro diagnóstico da Covid-19 em 23 de junho, por um teste do tipo RT-PCR coletado na Paraíba, depois de apresentar dor de cabeça, dor abdominal e coriza.
Quatro meses depois, a profissional de Saúde voltou a ter sintomas da doença, como dor de cabeça, perda do olfato e do paladar, dores musculares (mialgia) e fraqueza (astenia). O diagnóstico foi novamente confirmado por um teste RT-PCR, em 13 de outubro.
As duas amostras foram encaminhadas para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, que constatou a presença de linhagens diferentes do vírus e confirmou ser um caso de reinfecção.
De acordo com o Ministério da Saúde, “no intervalo entre as duas amostras, foi realizada uma coleta em 8 de setembro de 2020, que apresentou resultado não detectável pela metodologia RT-PCR em tempo real, no Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.