Antes cotado como uma das promessas do futebol candango, Ivanildo Jesus das Neves, de 18 anos, acabou preso na tarde de segunda-feira (31/1) por uma série de roubos no Distrito Federal. Em fevereiro de 2019, o jovem embarcou para o Estados Unidos como ganhador de uma bolsa de estudos integral do clube de futebol Orlando City. Ele iria estudar e participar de treinos, mas retornou após três meses de permanência no país.
Segundo uma das treinadoras do atleta na época, Stéfane Ferrão, 33 anos, Ivanildo faltou às aulas, bem como aos treinos. Também foi pego em um exame toxicológico após fumar maconha e foi encontrado com dinheiro de outro colega. Estes foram os motivos que resultaram na expulsão do jovem do programa do time americano.

Ivanildo foi convidado a viver nos EUA por um ano para estudar e jogar futebol pelo Orlando City
Michael Melo/Metrópoles

Sem condição financeira para comprar chuteiras, ele as recebe por doação
Michael Melo/Metrópoles

Inclusive, já usou calçados bem maiores que os pés
Michael Melo/Metrópoles

Sola de uma das chuteiras de Ivanildo já não tem travas
Michael Melo/Metrópoles

Torcedor do Flamengo, Ivanildo se inspirava no atacante Vinícius Júnior, revelado pelo rubro-negro carioca
Michael Melo/Metrópoles

Na época, o principal sonho do garoto é dar à família uma casa própria
Michael Melo/Metrópoles

O adolescente concluiu o 8º ano do ensino fundamental em 2018
Michael Melo/Metrópoles

Nos EUA, ele deu continuidade aos estudos e jogará pelas categorias de base do Orlando City
Michael Melo/Metrópoles

Segundo o treinador Mauro José de Oliveira, o menino tem talento para fazer gols
Michael Melo/Metrópoles

Ivanildo partiria rumo aos EUA em fevereiro de 2019
Michael Melo/Metrópoles

O jovem deixaria para trás o barraco de madeirite onde mora com a família, no Núcleo Bandeirante
Michael Melo/Metrópoles
0
Procurado, o Orlando City confirmou a expulsão do garoto, mas informou que não pode revelar os motivos que levaram ao corte de Ivanildo, pois ele era menor de idade na época. “Era uma história que tinha tudo para dar certo. Jogou o bilhete da loteria fora. As más influências fizeram com que ele fosse para o mau caminho”, lamenta Stéfane.
A coach esportiva conta que antes da ida ao exterior, Ivanildo era rosto frequente em sua residência. “Ele foi bem recebido no Orlando City. Ganhou uma mala cheia de roupas do patrocinador do clube, tinha um quarto próprio dentro da escola para moradia. Também recebeu um cartão de crédito para gastos com higiene pessoal, como desodorantes, e também ganhou um notebook e um celular da Apple. Ivanildo também teve o custo com transporte pago pelo clube”, conta.
O que diz o Orlando City
Procurado pela reportagem, o Orlando City confirmou a expulsão de Ivanildo do programa, mas não revelou os motivos, pois o atleta ainda era menor de idade. “Ele faria um ano de escola, aprenderia inglês. Seria um intercâmbio. Treinaria com a gente depois de um ano e voltaria para o Brasil”, conta Diogo Kotscho, 44 anos, vice-presidente de comunicação do clube.
Segundo o representante do Orlando City, atos “completamente fora da proposta do programa” resultaram no retorno do jovem. “A gente não teve outra opção senão mandá-lo de volta ao Brasil com segurança. Não poderíamos mantê-lo aqui por questões imigratórias e de segurança”, aponta.
O post Antes de prisão, promessa do futebol do DF foi expulso de time nos EUA apareceu primeiro em Metrópoles.