Confira a produção contemporânea de diretoras e diretores negros

    0
    300
    Reprodução

    Apagamentos históricos e exclusão são os principais fatores que contribuíram para o esquecimento de realizadores negros ao longo da história do cinema mundial. O trabalho de inúmeros profissionais, homens e mulheres, foi escamoteado por mais de um século de sétima arte. Essa produção cinematográfica esteve historicamente restrita a guetos, longe do circuito mainstream.

    Ao longos dos anos, porém, a reivindicação por mais espaço e visibilidade tem modificado a distribuição e o acesso aos trabalhos de roteiristas, cineastas, produtores e atores negros. Muito ainda precisa ser feito rumo à igualdade, mas esses pleitos mudaram a percepção da indústria do entretenimento.

    As produções de cineastas negros têm diversidade em gêneros e estilos. Muitos realizadores optaram por tratar de temáticas como racismo e opressão. É impossível falar em uniformidade nas obras de tantos profissionais.
    LincolnTheatre/Divulgação

    O primeiro cineasta negro da história foi provavelmente o norte-americano Oscar Devereaux Micheaux. Nascido em Ilinois no ano de 1884, o realizador era filho de escravos alforriados. Seu trabalho era voltado para o público negro e, invariavelmente, abordava questões de raça. Morreu em 1951 e conta com 50 filmes no currículo.

    Conheça o trabalho de alguns diretoras e diretores negros:

     

    Artigo anteriorVictor & Léo são principal atração deste sábado. Confira outras opções
    Próximo artigoViúva de Domingos Montagner desabafa sobre a vida sem o marido