Explosões de Walkie-Talkies no Líbano: 20 Mortos e 3 mil Feridos veja o vídeo

0
133

Detonação de equipamentos eletrônicos usados pelo grupo extremista deixou 20 mortos e quase 3 mil feridos

Pelo segundo dia seguido, o Líbano enfrenta uma onda de explosão de equipamentos de comunicação. Depois da detonação em massa de pagers usados pelo Hezbollah matarem 12 pessoas na terça (17), walkie-talkies, que também pertenciam à organização extremista, explodiram em diversos locais do país nesta quarta-feira (18).

Vinte pessoas morreram, e centenas ficaram feridas com as explosões desta quarta, segundo o Ministério da Saúde libanês. Na terça, foram quase três mil feridos. Há imagens que mostram detonações ocorrendo em locais com aglomerações de pessoas e incêndios em carros e apartamentos.

O grupo extremista e o governo do Líbano responsabilizaram Israel , que não se manifestou a respeito. Veja o contexto:

  • O Hezbollah é uma organização com atuação política no Líbano que possui um braço armado. O grupo é aliado do Irã e do Hamas, sendo considerado terrorista por Israel e pelos Estados Unidos.
  • Desde 7 de outubro de 2023, quando o Hamas invadiu Israel e provocou uma guerra no Oriente Médio, o Hezbollah vem atacando o território israelense em apoio e solidariedade ao grupo terrorista.
  • Como resposta, Israel tem bombardeado estruturas do Hezbollah no Líbano. Em julho, um ataque matou Fuad Shukr, um dos comandantes do grupo extremista, o que gerou uma promessa de vingança.
  • No fim de agosto, o Hezbollah lançou uma grande ofensiva contra Israel, fazendo o país declarar emergência. Para evitar uma ação maior, os israelenses fizeram bombardeios “preventivos” no Líbano.

Uriã Fancelli, mestre em relações internacionais pelas universidades de Estrasburgo e Groningen, ressalta que o episódio pode criar as condições para que Israel entre em um confronto direto com o Hezbollah, escalando o conflito na região

Pagers usados pelo Hezbollah começaram a explodir de forma coordenada no Líbano por volta das 15h45 de terça-feira, pelo horário local (9h45, em Brasília). As detonações ocorreram ao longo de mais ou menos uma hora. Entre os mais de 2.700 feridos, cerca de 400 foram socorridos em estado crítico.

O governo libanês pediu que todos os cidadãos que possuem pagers joguem os dispositivos fora imediatamente, segundo a agência de notícias estatal iraniana Irna.

Nesta quarta-feira, porém, uma série de detonações foi reportada no sul de Beirute e no sul do Líbano, redutos do Hezbollah. Desta vez, walkie-talkies usados pelo grupo começaram a explodir, de forma semelhante aos pagers.

Em fotos e vídeos, era possível ver princípios de incêndio em carros e apartamentos, além de explosões e meio a multidões — inclusive durante o suposto velório de quatro integrandes do Hezbollah mortos no dia anterior.

Artigo anteriorMulher Esquece Ovos no Carro e os Encontra Todos Cozidos; Assista ao Vídeo
Próximo artigoPP Mulher reúne mais de mil mulheres para debater prevenção e autocuidado