GDF inaugura Centro de Atendimento à Mulher no metrô da 102 Sul

    0
    165

    O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (8/4), o Centro Especializado de Atendimento à Mulher na estação do metrô da 102 Sul. No local, as vítimas de violência doméstica poderão buscar ajuda. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

    Além de psicólogos, o centro vai encaminhar a mulher, caso seja necessário, para a Deam ou ao hospital. O transporte é fornecido no local. Além disso, já há uma equipe da Defensoria Pública para a defesa jurídica.

    Durante a inauguração, Ibaneis voltou a criticar o antigo modelo da Casa da Mulher Brasileira, resultado da parceria do GDF com a União, com sede na Asa Norte, é que até hoje está com as portas fechadas. O governador pretende encerrar o convênio e substitui-lo por um modelo descentralizado com unidades menores espalhadas pelas regiões administrativas. A ideia é criar uma rede de atendimento, com os centros instalados no metrô.

    “O importante é que seja um atendimento multidisciplinar. Não seja só o acolhimento. Mas que se restabeleça a condição de a mulher de se reinserir na sociedade”, afirma.

    Segundo o governador, além das mulheres, familiares e amigos também devem denunciar os agressores em potencial. “O governo precisa ter conhecimento dos primeiros sinais de desrespeito. Se o companheiro ou ex ofende, desrespeita, persegue a mulher, é fundamental que a informação chegue ao conhecimento das autoridades”, disse.

    A ideia é levar o Centro de Atendimento à Mulher a outras regiões. “Com isso, a gente está colocando à disposição um sistema chamado Empodera, justamente para que a gente possa fazer o acompanhamento dessas mulheres”, destacou a secretária da Mulher, Ericka Filippelli. A ferramenta vai integrar informações da pasta com a Polícia Civil e o Ministério Público.

    Sem detalhar os custos da nova política de combate à violência doméstica e de proteção às mulheres, a secretaria antecipou que o posto de Ceilândia será próximo da feira da cidade. O GDF espera abrir, ainda este ano, outras unidades em Planaltina, no Itapoã e Paranoá.

    No caso do empreendedorismo feminino, a pasta irá abrir, em parceria com a Secretaria de Trabalho, uma unidade em Taguatinga. Batizado com “Empreende Mais Mulher”, o programa será lançado em maio na agência do trabalhador em Taguatinga.

    O GDF vai oferecer R$ 3 milhões em linhas de crédito especiais para as mulheres empresárias, junto com cursos de capacitação.

    Artigo anteriorGDF inaugura Centro Especializado de Atendimento à Mulher na 102 Sul
    Próximo artigoTênis gigante de Julia Faria no Lollapalooza vira piada: “Tamanho 97”