Na primeira década do século 21, o soul e R&B de Billie Holiday, Aretha Franklin, Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan ganhou uma roupagem mais pop na voz da britânica Amy Winehouse. Nessa época, a professora Ana Lelia morava em Londres e absorvia a efervescência cultural de bairros como Camden Town. Agora, a artista lançou o primeiro disco e emplacou a música Baby Don’t Go Away, na nova temporada de Malhação.
A artista agora prepara-se para show no dia 24 de maio, às 20h30, no auditório Sílvia Cançado da Escola Americana de Brasília (605 Sul).
A relação entre a cantora e a música vem de longas eras: em 1998, durante mestrado em Linguística Aplicada na PUC São Paulo, ela decidiu se inscrever em um concurso da Rádio Eldorado. Para tal, foi ao estúdio gravar uma demo. “Tranquei a faculdade, entrei num musical e emplaquei uma música na novela Louca Paixão, da Record”, lembra.
Cantora de Brasília, Ana Lélia está na trilha sonora de Malhação

Cantora de Brasília, Ana Lélia está na trilha sonora de Malhação
7 FOTOS

Ana Lélia se inspirou em Amy Winehouse Igo Estrela/Metrópoles

A cantora vai fazer show em maio Igo Estrela/Metrópoles

A cantora gravou o primeiro disco O Amor É Bem Assim Igo Estrela/Metrópoles

A música Baby Don’t Go Away integra a trilha sonora de Malhação – Toda Forma de Amar Igo Estrela/Metrópoles

O produtor musical Pingo atuou junto da cantora no disco Igo Estrela/Metrópoles

Ana espera que a novela dê maior projeção a seu trabalho Igo Estrela/Metrópoles

Ana Lélia largou um mestrado para se dedicar à música Igo Estrela/Metrópoles
Por questões pessoais, Ana acabou se afastando da música. No mesmo período conheceu o marido, Marcos, e eles se mudaram para Londres. Foram 13 anos na Inglaterra. “Tem coisas que só acontecem por lá. Um dia, eu vi a Amy Winehouse no metrô. Fiquei emocionada”, diz.
No país, ela atuou como professora e se envolveu em um projeto destinado à unir ensino e música – um trabalho com canções bilíngues. Nessa convivência, o amor pelas canções retornou com força total.
Ao voltar ao Brasil, Ana foi trabalhar na Escola Americana de Brasília. No colégio, rapidamente passou a dar aulas de música, transformando o hobby em profissão novamente. Aqui na capital também trabalhou com Claudio Botelho e Di Brasil.
“A mãe de um aluno me apresentou ao Pingo [produtor musical]. Ele me encorajou a escrever e mudou minha vida”, conta, com gratidão, Ana. A união entre os dois resultou no disco O Amor É Bem Assim.
Na novela
Malhação – Toda Forma de Amar é a 20ª temporada da longeva série juvenil da Globo. Neste ano, a atração mira debater o preconceito contra a comunidade LGBT. A faixa de Ana chegou ao diretor musical da Globo, Marcel Klein, e ele achou adequado ao tema do programa.
“Ele falou algo que me marcou muito. Não existe música boa ou ruim, tem aquela que cabe no lugar certo e na hora adequada”, rememora Ana.
A expectativa da cantora mineira, nascida em Ituiutaba, e radicada em Brasília é conseguir uma maior projeção para o seu trabalho. “Novela tem um peso muito grande. A televisão comunica com muita gente”, avalia.