Seis exposições gratuitas em Brasília que valem a visita

    0
    363
    Divulgação

    “Outros Informes”
    A curadora e professora da Universidade de Brasília (UnB) Cinara Barbosa reuniu quatro artistas mulheres da capital para a mostra coletiva “Outros Informes”. A exposição, aberta no Elefante Centro Cultural (706 Norte), traz obras de Cecilia Mori, Gisel Carriconde Azevedo, Iracema Barbosa e Natália Yamane. Elas questionam conceitos como ordem, coleção e compulsão por meio de obras contemporâneas.

    Até 14 de junho no Elefante Centro Cultural (706 Norte). Visitação de segunda a sábado, das 14h às 18h30. Entrada franca. Classificação indicativa livre

    “Last Folio – Preservando Memórias”
    O Museu Nacional serve de abrigo para as sensíveis fotografias de Yuri Dojc. Nas imagens, construções abandonadas, livros em decomposição e retratos de idosos apontam os sofrimentos provocados – e não totalmente apagados – na Eslováquia pela 2ª Guerra Mundial. As fotografias, tiradas em 2005, foram produzidas numa escola judaica e numa sinagoga da pequena cidade eslovaca Bardejov.

    A produtora Katya Krausova, ganhadora do Oscar de melhor filme estrangeiro por “Kolya” (1997), participou dos ensaios fotográficos e dirigiu um documentário apresentando a história dos judeus na Eslováquia que é apresentado na mostra.

    Até 29 de junho no Museu Nacional (Setor Cultural Sul). Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca. Classificação indicativa livre

    “Tempo Eco Arte”
    O Museu dos Correios sedia a exposição “Tempo Eco Arte”, que une artesanato, artes plásticas e graffiti. As obras, apresentadas por Felipe Rdoze e Raissa Miah, são trabalhadas em materiais como papelão, saco de cimento, descarte de indústria e de obras da construção civil.

    A mostra tem como objetivo propor o trabalho de reutilização de materiais como meio para aproximar a comunidade da reciclagem e da arte. Assim, materiais sem valor são transformados em móveis, objetos decorativos, utilitários, cenários, figurinos e instrumentos musicais.

    Até 11 de junho no Museu dos Correios (Setor Comercial Sul, Quadra 4). Visitação de terça a sexta, das 10h às 19h, e domingo, das 14h às 18h. Entrada franca. Classificação indicativa livre

    “Still Life – Estudos para uma Natureza (quase) Morta”
    Valéria Pena-Costa utiliza artigos guardados, herdados e adquiridos ao longo de décadas em sua mostra individual “Still Life – Estudos para uma Natureza (quase) Morta”, aberta na Alfinete Galeria. Segundo ela, o que importa não é o material em si, mas o conjunto capaz de criar novos significados e “estados afetivos” aos objetos.

    Até 3 de junho na Alfinete Galeria (103 Norte, bloco B, loja 66). Quinta e sexta, das 14h30 às 18h, e sábado, das 15h às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa livre

    “À vista – Paisagem em contorno”
    Um olhar feminino sobre o horizonte. Essa é a proposta da exposição coletiva “À vista – Paisagem em contorno”, aberta na Galeria Fayga Ostrower, da Funarte. Feita sob a curadoria de Marília Panitz, a mostra cria uma narrativa sobre o tema a partir do olhar de nove artistas mulheres: Bruna Neiva, Cecília Bona, Iris Helena, Karina Dias, Julia Milward, Luciana Paiva, Nina Orthof, Raquel Nava e Yana Tamayo. Elas utilizam diferentes suportes – esculturas, vídeos, colagens, pinturas, fotografias e perfomances – para trazer seus pontos de vista sobre a paisagem.

    Até 4 de junho na Galeria Fayga Ostrower da Funarte (Setor de Divulgação Cultural no Eixo Monumental). Visitação de terça a domingo, das 10h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre

     

    Caixa-Preta – Celso Brandão
    Considerado um dos mais aclamados fotógrafos brasileiros, Celso Brandão mostra, pela primeira vez no Brasil, sua pesquisa que deu origem à exposição e ao livro “Caixa-Preta”. A exposição encerra neste domingo (14/5).

    Na Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul Quadra 4), em cartaz até 14 de maio, de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre

    Artigo anteriorHomem é detido acusado de tentativa de estupro no Lago Sul
    Próximo artigoPeppino di Capri faz show em Brasília com sucessos da carreira