Obras de Niemeyer em Brasília e outras cidades são tombadas pelo MinC

    0
    304
    Giovanna Bembom/Metrópoles

    As obras de Oscar Niemeyer continuam em alta. O Ministério da Cultura (MinC) determinou, nesta quarta-feira (7/6), o tombamento de pelo menos 27 obras do arquiteto localizadas em Brasília e em outras cidades do país.

    A partir dessa medida, a preservação desses prédios e monumentos fica sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    Muitos dos edifícios tombados se encontram na Esplanada dos Ministérios. É o caso do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional, do supremo Tribunal Federal (STF), do Palácio dos Arcos (Itamaraty), dos Ministérios, do Teatro Nacional e do Memorial JK.

     

    Confira algumas das obras localizadas em Brasília que foram tombadas pelo MinC:

    googletag.cmd.push(function() {
    googletag.defineSlot(‘/123935210/PUB_CAT_PAI-300×250-G-2’, [[300, 250] , [336 , 280]], ‘PUB_CAT_PAI-300×250-G-2’).addService(googletag.pubads());
    googletag.pubads().enableSingleRequest();
    googletag.enableServices();
    });

    Também estão incluídos a Capela de Nossa Senhor de Fátima (Igrejinha da 307/308), o Quartel General do Exército (SMU) e os palácios da Alvorada e do Jaburu.

    A lista inclui ainda a Casa das Canoas e o Conjunto da Passarela do Samba (Sambódromo), no Rio de Janeiro, O Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, e o Conjunto do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

    De acordo com o MinC, são considerados patrimônios históricos do país obras “cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”. As informações são do portal G1.

    Artigo anteriorGDF assina decreto que regulamenta transporte por aplicativo
    Próximo artigoBebê sequestrado chega ao HRAN; ele foi resgatado no Guará