O que a ida de Shonda Rhimes revela sobre a estratégia da Netflix

    0
    341
    Leon Bennett/Getty Images for Essence

    A Netflix deu um passo adiante na posição de mídia dominante no mercado de entretenimento ao contratar Shonda Rhimes, de “Grey’s Anatomy”, “Scandal” e “How To Get Away With Murder”. Em 2016, a plataforma superou qualquer outro canal (de rede aberta ou a cabo) em quantidade de séries e filmes originais. Parte dessa quebra de paradigma se deve à força do streaming em atrair mentes criativas do cinema e da televisão tradicional.

    Além de Shonda Rhimes, quais outros artistas famosos se associaram à Netflix? De Will Smith e Brad Pitt, astros de Hollywood, a cineastas como David Fincher, Martin Scorsese e os irmãos Ethan e Joel Coen. Veja na galeria abaixo.

    googletag.cmd.push(function() {
    googletag.defineSlot(‘/123935210/PUB_CAT_PAI-300×250-G-1’, [[300, 250] , [336 , 280]], ‘PUB_CAT_PAI-300×250-G-1’).addService(googletag.pubads());
    googletag.pubads().enableSingleRequest();
    googletag.enableServices();
    });

     

    O quanto a supremacia da Netflix merece uma profunda relativização – o catálogo de originais de certa maneira estrangula a escolha do público, tal qual faz a TV fechada – mereceria artigo à parte. A estrutura formulaica de várias séries, nutridas por temas do momento (nostalgia, suicídio, anorexia, política, etc), também rende análise oportuna.

    Um fato inegável é como o streaming gerou um ambiente favorável e, ao que parece, saudável para que cineastas, roteiristas e produtores de séries emplaquem ideias que teriam vida mais difícil em mídias tradicionais.

    A Netflix se vende como uma empresa que faz apostas e topa mostrá-las para o público, com quem a comunicação via redes sociais costuma ser franca e despojada. Por outro lado, é uma TV guiada por estudos profundos sobre os interesses do público – vale lembrar que “House of Cards” foi “gerada” por algoritmo.

    O melhor exemplo dessa lógica foi visto no cancelamento de “Sense8”, série que dava prejuízos, mas tinha base de fãs apaixonados. Após semanas de repercussão na internet, a Netflix anunciou a produção de um especial de duas horas para dar um fim digno ao programa.

    Artigo anteriorFestival ao ar livre e gratuito reúne filmes brasileiros e shows
    Próximo artigoGlobo apaga vídeos de novela do SBT no YouTube