A atriz e cineasta Greta Gerwig ficou conhecida no Brasil por interpretar a personagem título de “Frances Ha”, dirigido por Noah Baumbach, película do cinema independente que ganhou projeção no mundo todo em 2012. Cheio de boas sacadinhas e produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, o filme virou o queridinho de boa parte dos cinéfilos hipsters.
O que pouca gente sabe é que Greta é também diretora de filmes indies nos Estados Unidos. Recentemente, ela ganhou as páginas dos jornais do mundo todo por um feito inédito: seu filme “Lady Bird” é o mais bem cotado de todos os tempos no Rotten Tomatoes, site que agrega avaliações de dezenas de críticos de cinema.
O site relaciona a porcentagem crítica (positiva ou negativa) que os lançamentos têm recebido e calcula uma média destinada a cada filme. “Lady Bird” estreia no Brasil apenas em 4 de abril do ano que vem e superou o recordista anterior, “Toy Story” (1999), como filme mais bem avaliado no Rotten Tomatoes.
Somente clássicos de diretores consagrados como o japonês “Rashomon” (1950), de Akira Kurosawa, e “Os Incompreendidos” (1959), do francês François Truffaut, alcançaram 100% de avaliações positivas no site. Porém, ambos os longas têm anos de consagração no panteão da sétima arte e contam com um número bem menor de resenhas na era da internet.
“Lady Bird”, tragicomédia vivida por uma adolescente (Saoirse Ronan), é também um dos títulos que podem concorrer em várias categorias no Oscar e no Globo de Ouro 2018, incluindo melhor filme. Estamos no aguardo.