Os aspirantes ao título de Masterchef devem preparar pratos com queijos, onde este derivado deve ser a estrela. Após provar, são definidos o pior e o melhor da prova. São chamados Maria Antônia, que tem seu prato definido como “palhaçada” por Jacquin; Vinícius é elogiado pelo sabor de seu cuscus com leite de castanhas, porém a apresentação pecou. Hugo faz um soufle de queijo cuja execução foi muito elogiada, já a Eliane e sua salada de endívia ouviu de Fogaça “Seu prato não é nada”. Victor Hugo foi negativo também, com uma salada pouco equilibrada. Thiago quase impressiona com seu souflé de queijo, porém apresentou junto com uma torrada do queijo in natura que sujou a composição.
As três saladas de endívias são consideradas os piores pratos, Hugo ganha o melhor prato e deve separar os participantes entre mais fortes (Rita, padre e major), e menos fortes (Rui, Kathleen e Vinícius) e deve escolher apenas um grupo para se salvar, optando pelos mais fortes.

Hugo surpreendeu por quem escolheu para concorrer a prova de eliminação
A prova de eliminação é preparar carne de bode, uma carne complexa de trabalhar por seu forte sabor. Ao fim da prova, o desempenho foi bom no geral, deixando os chefs escolhendo os “menos bons” para sair, em suas palavras. O competidor que apresentou o melhor prato foi Vinícius, com sua carne de pernil sobre purê com provolone. Rui acaba deixando a cozinha com seu pappardelle com almôndegas desequilibrados.