Desde a estreia de Bandersnatch, o filme interativo de Black Mirror na Netflix, internautas têm debatido a melhor (ou pior) maneira de arruinar a vida do protagonista, Stefan Butler, interpretado por Fionn Whitehead. Recentemente, as pessoas vêm percebendo que, ao final do longa, um barulho feito pelo ZX Spectrum (computador usado pelo personagem) pode ser ouvido.
Alguns reconheceram imediatamente o som, reminiscente do mesmo ruído feito por fitas cassete gravadas com um código. Com um pouco mais de investigação, parece que – após uma conversão – o “bug” pode ser baixado em um emulador do computador utilizado no filme e é transformado no videogame Nohzdyve, outro apetrecho existente na trama.
Hey presto, Nohzdyve running on a recently reincarnated ZX Spectrum! Actually, there was a loading error at the end, just to add authenticity to the experience…but it ran fine anyway pic.twitter.com/xc5q0puVjX
— Simon (@SimonWad) December 29, 2018
O usuário do Twitter Simon Wad disse ter feito download “como um .tap, construído para rodar em um emulador de ZX Spectrum”. Depois, ele converteu o arquivo algumas vezes e conseguiu baixar o jogo feito por Colin Ritman (Will Poulter) no filme. Desde a descoberta, o desenvolvedor do software, Matt Wescott, admitiu ser o responsável pelo easter egg.
Em seu Twitter, ele explicou que o som tocado em uma cena pós-créditos causou confusão “para americanos e millennials que não fazem ideia da conexão entre cassetes de barulhos estridentes e jogos de computador dos anos 1980″.
Após decodificar o áudio, aparece um código QR que leva as pessoas ao website Tuckersoft, onde os fãs podem encontrar informações sobre Nohzdyve e os outros jogos do filme, como Metl Hedd e Bandersnatch.



































