O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) negou, neste domingo (28), que tenha prometido ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a prerrogativa de nomear o próximo titular da Procuradoria-Geral da República (PGR). A notícia foi divulgada pela Revista Veja, mas o chefe do Executivo a batizou de “fake news”.
A matéria da Veja é fake (mentira). Esse cargo, PGR, certamente é um dos mais importantes da República. Sugestões e opiniões serão levadas em consideração pelo Governo. pic.twitter.com/yZySZhOZKU
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 28 de abril de 2019
O mandato da atual procuradora, Raquel Dodge, acaba em 8 de setembro. Pela Constituição, cabe ao presidente da República escolher o ocupante do cargo entre os membros de carreira do Ministério Público da União (MPU).
No entanto, desde 2001, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) envia à Presidência uma lista com os três nomes mais votados pelos membros do MPU. Assim, o presidente nomeia para a PGR um dos três integrantes dessa lista.
A ANPR já iniciou os preparativos para a realização da eleição neste ano, mas ainda não há um calendário definido nem candidatos confirmados. Raquel Dodge também não anunciou se irá pleitear ou não a recondução ao cargo