Parece uma gambiarra bem brasileira, e até é mesmo. Mas, em tempos de gasolina valendo mais do que um rim, compensa, sim, usar gás GNV. Principalmente para quem roda muito, em torno de 3 mil quilômetros/mês.
Pensando nesse público – especialmente taxistas e motoristas de aplicativos como o Uber-, a Fiat começou a vender Grand Siena com preparação de fábrica para aceitar GNV.
A versão 1.4 Attractive custa R$ 54.990 – com R$ 690 pela preparação, deixando o preço final em R$ 55.680.
O kit (obrigatório ser de quinta geração e certificado pelo Inmetro) pode custar até R$ 5 mil. A Fiat oferece manutenção da garantia original de um ano para esses kits.
Para adequar o Grand Siena ao GNV, os engenheiros da marca alteraram o motor: o cabeçote tem válvulas com material mais resistente e nova geometria, para aumentar a durabilidade. O coletor de aspiração é novo, projetado para receber os bicos injetores de gás na posição correta e evitar desperdícios e desgaste do motor.
A Fiat garante: é possível recuperar o custo do kit GNV em até seis meses, se considerar um motorista que rode 3 mil quilômetros/mês.
O Grand Siena vem com motor 1.4 Fire de 88cv a 5.750rpm e 12,5kgfm de torque.O câmbio é manual de 5 marchas. Oferece ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com função “um toque” e computador de bordo.