Contista José Rezende Jr. estreia no romance com A Cidade Inexistente

    0
    133

    José Rezende Jr., escritor mineiro radicado em Brasília, escolheu uma data apropriada para lançar sua estreia no romance: justamente o dia do aniversário, nesta sexta (17/05/2019). Ele aproveita seus 60 anos de vida para mostrar A Cidade Inexistente, sua primeira narrativa de fôlego, no café Objeto Encontrado (102 Norte).

    Há cerca de uma década e meia dedicado à literatura – antes, trabalhou como jornalista de reportagens especiais para veículos diversos –, Rezende criou seu estilo a partir de histórias curtas. Já publicou cinco coletâneas de contos.

    A mais conhecida delas, Eu Perguntei Pro Velho Se Ele Queria Morrer e Outras Estórias de Amor, ganhou o prêmio Jabuti, em 2010.

    Agora, não ache que as coisas começaram de maneira assim tão diferente em A Cidade Inexistente, sobre um velho homem que, acompanhado de seu cachorro, se recusa a sair do lugar onde vive mesmo após a confirmação de um projeto governamental para construir uma hidrelétrica na região. Um vilarejo, portanto, prestes à extinção pelas águas.

    “Começou como conto”, explica Rezende. “Escrevi tem uns cinco anos. Quando terminei, achei que cabia mais história ali. Geralmente, nos meus contos a ação é muito concentrada em um ou, no máximo, dois personagens. Depois que a história se conta, a vida dos personagens não é mais a mesma”, detalha o autor.

    7 Letras/DivulgaçãoEm A Cidade Inexistente, porém, o resiliente protagonista do livro parecia exigir mais desdobramentos. “Pela primeira vez, senti que daria para abordar mais personagens, trabalhar mais os acontecimentos, a ideia inicial. Fui escrevendo ao longo do tempo, mas sem uma meta de escrever tantas horas por dia ou terminal tal dia”, revela.

    A Cidade Inexistente foi finalizado há cerca de um ano. De 2018 para cá, Rezende vem formatando o que veio a se tornar sua estreia em romances. “Quando a história já existe, se trata de lapidar, elaborar mais as frases. O acabamento pode durar uma semana. No caso desse livro, um ano”.

    A Cidade Inexistente, de José Rezende Jr.
    Lançamento nesta sexta (17/05/2019), às 19h, no café Objeto Encontrado (102 Norte). Durante o evento, estará à venda por R$ 35. Depois, por R$ 37. Interessados podem adquirir no site da editora 7 Letras ou mediante contato com o autor ([email protected])

    Artigo anteriorRenata Diniz Chocolatier renova menu: bem-casado de Red Velvet e mais
    Próximo artigoO Corpo Poderia Se Chamar Aqui: espetáculo reestreia no Sesc Garagem