O dólar começou esta sexta-feira (17/05/2019) em alta, sendo cotado, às 9h38, a R$ 4,0648, com valorização de 0,7%. O conturbado cenário político no Brasil deve continuar afetando o mercado esta sexta-feira em meio à cautela no exterior. Na quinta-feira (16/05/2019), o dólar à vista fechou o dia cotado a R$ 4,0357, no maior valor desde setembro de 2018, e a Bolsa caiu 1,75%, chegando aos 90.024 pontos.
No exterior, pesam novamente o impasse comercial entre Estados Unidos e China, além das incertezas sobre o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.
Após uma semana de muitos ruídos envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) e a família e de protestos nas ruas contra cortes no orçamento da Educação, o investidor deve colocar de novo, na próxima semana, o foco na discussão da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara.
O governo, que tem mostrado dificuldade em articular apoio à proposta, corre contra o relógio para aprovar o texto antes do recesso de julho e, com isso, tentar conter a piora das expectativas em relação à economia.
No radar devem seguir as investigações sobre as suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), diante da quebra do sigilo bancário dele, e agora também atingindo ex-assessores do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ).