Embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, do nome em inglês: United Nations Children’s Fund), a cantora Daniela Mercury será uma das homenageadas da sessão solene realizada pelo Congresso Nacional em consideração aos 50 anos de Stonewall. O marco trata das manifestações da comunidade LGBT realizadas nos Estados Unidos contra a invasão da polícia de Nova York, em junho de 1969, ao bar Stonewall Inn, em Manhattan. A solenidade será realizada às 11h da próxima segunda-feira (24/06/2019), no plenário da Câmara dos Deputados.
Na sessão solene, diversas personalidades artísticas, políticas e do movimento gay serão homenageadas pela “relevante contribuição às lutas e conquistas” no Brasil. Além da baiana, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto e o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSol) terão os trabalhos reconhecidos pela comunidade LGBT.
“Stonewall revolucionou a luta pelo direito de ser quem se é no século 20. É um levante contra um histórico de perseguição contra os LGBTs. Homenageamos os 50 anos de Stonewall num momento em que celebramos a criminalização da LGBTfobia pelo STF, mas ao mesmo tempo temos uma situação grave de aumento da violência e do ódio LGBTfóbico no Brasil”, disse a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), uma das autoras da proposta de homenagem.
O post Daniela Mercury será homenageada em sessão pelos 50 anos de Stonewall apareceu primeiro em Metrópoles.