Em entrevista, Van Gaal detona Neymar e Messi: não são coletivos

    0
    223

    Que o técnico Louis Van Gaal é um personagem pouco ortodoxo, o mundo praticamente inteiro sabe. Afinal, o holandês foi responsável por uma das substituições mais surpreendentes da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil: durante as quartas de final, diante de Costa Rica, o comandante da Holanda sacou de campo o goleiro titular Jasper Cillessen e lançou Tim Krul nos minutos finais da prorrogação, apenas para que o reserva pudesse atuar na disputa de pênaltis que se aproximava. A tática deu certo e os europeus avançaram à semifinal, onde seriam eliminados pela Argentina. Nesta semana, Van Gaal mostrou que, além de surpreender em campo, também surpreende nas palavras: o ex-treinador, aposentado desde março deste ano, teceu duras críticas à dupla Messi e Neymar.

     

    “Quantas Ligas dos Campeões o Barcelona ganhou com aquele que dizem ser o melhor do mundo? Olhe o PSG com Neymar. Quantas Ligas dos Campeões ganhou? Messi e Neymar me agradam enquanto jogadores individuais, mas não são jogadores de equipe. Para mim, não há nada mais importante nos esportes coletivos do que um jogador de equipe”, disparou.

    Para exemplificar um atleta que atua em prol da equipe, Louis Van Gaal citou James Milner e o atual campeão da Liga dos Campeões, o Liverpool. Segundo ele, os jogadores trabalham duro para colocar em prática o esquema tático proposto pelo técnico Jürgen Klopp.

     

    “É fantástico o que o James Milner consegue fazer, mesmo aos 33 anos. Nesta Liga dos Campeões, ele atuou como zagueiro e meia. Os atacantes também jogam para o time. Salah, Firmino e Mané jogam muito duro na defesa porque Klopp quer pressionar. Ele notou há alguns meses que pressionar sempre pode não ser o caminho e que, às vezes, é melhor juntar as linhas e jogar no contra-ataque. Isso é bom para Salah, Mané e Firmino, que são muito bons em ver os espaços nas costas das defesas”, ponderou.

     

    Van Gaal também aproveitou para elogiar o trabalho de Pep Guardiola no Manchester City. Na visão do holandês, o espanhol consegue fazer com que seus atletas executem exatamente o que ele deseja, de forma funcional.

     

    “(O grande êxito) de Guardiola é fazer o jogo ofensivo que emociona o público. É um estilo semelhante ao do Ajax, mas menos caótico. O City tem um jogo mais estruturado porque Pep é um homem estruturado e os jogadores devem fazer o que ele pensa. Com Teh Hag, os jogadores podem fazer coisas diferentes do que ele indica. No City, só o que se vê são as mãos do Pep. Ganhar títulos na Inglaterra jogando para frente é um feito único”, ressaltou.

    O post Em entrevista, Van Gaal detona Neymar e Messi: não são coletivos apareceu primeiro em Metrópoles.

    Artigo anteriorMessi faz 32 anos e recebe convite para Calçada da Fama do Maracanã
    Próximo artigoBarcelona e Neymar chegam a princípio de acordo, diz Sport