Rock in Rio: onde foi parar o som de helicóptero no Espaço Favela?

0
312

Um dos locais mais inovadores desta edição do Rock in Rio, o Espaço Favela se tornou motivo de polêmica. No evento-teste, realizado na Cidade do Rock na terça-feira (24/09/2019), o som do suposto sobrevoo de um helicóptero fez parte da apresentação do grupo Nós do Morro, numa alusão a uma aeronave da Polícia. No entanto, o efeito não está sendo usado no festival propriamente dito, o que deu origem a diversas especulações sobre o teria motivado a suspensão do efeito.

Afinal, enquanto alguns julgaram que o suposto helicóptero tripudiava do drama dos moradores de comunidades, outros viram isso como crítica ao trabalho da Polícia no combate à criminalidade.

O Metrópoles questionou a assessoria do Rock in Rio a respeito. Então, uma nota oficial foi emitida para explicar o que houve.

“O Rock in Rio entende que os artistas que se apresentam no festival têm total liberdade de expressão para o desenvolvimento de suas apresentações. O Grupo Nós do Morro produziu um espetáculo exclusivo para o evento teste, realizado no último dia 24, com uma das cenas trazendo uma crítica social. O som de um helicóptero no Espaço Favela fazia parte da sonoplastia do espetáculo. Entretanto, não faz parte das apresentações.”

Para Guti Fraga, diretor do espetáculo, o helicóptero trazia um simbolismo de que, mesmo com os momentos de intervenções que as favelas sofrem, há, sim, muitas razões para se orgulhar de toda a produção cultural que lá existe. Por esta mesma razão, logo em seguida, abrindo o show, uma bailarina surgia fazendo o contraponto ao barulho do helicóptero. No total, o Nós do Morro faz três diferentes apresentações ao longo dos sete dias de Rock in Rio no Espaço Favela.

O post Rock in Rio: onde foi parar o som de helicóptero no Espaço Favela? apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorNo Rock in Rio, Tico Santa Cruz chama Bolsonaro de “energia negativa”
Próximo artigoProgramação do Corujão: saiba quais filmes a Globo exibe hoje (29/9)