Black Friday já integra calendário brasileiro

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Black Friday já integra calendário brasileiro
Tradição começou nos Estados Unidos e oferece a possibilidade de compras com descontos tanto em lojas físicas como pela internet. Crédito da foto: Mark Ralston / AFP

Uma nova forma de consumir com desconto chegou ao Brasil, por volta dos anos 2000: a Black Friday. Derivada do inglês, a expressão ficou conhecida como data de ofertas.

Há quem diga que a expressão nasceu após instituições financeiras terem quebrado, coincidentemente, em uma sexta-feira. Já uma outra versão diz que o termo foi criado por policiais da Filadélfia em referência ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças.

O fato é que a Black Friday entrou para o calendário dos consumidores brasileiros. Inclusive, há grandes marcas que oferecem uma semana inteira de descontos, expandindo a iniciativa para uma Black Week, semana inteira de ofertas.

Os produtos mais buscados durante a campanha são aqueles que possuem maior valor agregado, em que o desconto se torna mais significativo, conforme pesquisa da LeadMedia. Dentre os consumidores, 59% das pessoas poupam dinheiro durante o ano para utilizar no período das promoções, segundo a pesquisa da Zoom.

Até para estudar

Embora produtos de varejo sejam os mais visados, a possibilidade de estudar pagando pouco, por meio do Educa Mais Brasil, está sendo uma novidade na Black Friday. O maior programa de inclusão educacional do país está estreando na campanha com uma semana de oferta de bolsas de estudo com condições ainda mais especiais.

Na Black Week do Educa, que vai até hoje, além da possibilidade de conseguir bolsas com desconto de até 70%, a pré-matrícula — que corresponde à primeira mensalidade — de qualquer instituição parceira fica no valor fixo de R$ 100. A novidade contempla as novas contratações para as modalidades de ensino básico, superior e técnico.

“Mais e mais pessoas precisam da educação para transformar suas vidas para melhor. Este período é uma oportunidade para quem deseja estudar em uma instituição de ensino de qualidade a preços mais acessíveis”, considera Andreia Torres, diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.

Para a jornalista Jasmin Chalegre a Black Week do Educa chegou em bom momento, pois ela estava procurando escola da educação básica para matricular a filha Maria Madalena. Quando soube da Black Week do Educa, ficou animada com a possibilidade de dar um futuro melhor para a filha.

“A educação é uma das prioridades no orçamento da minha família, mesmo a Madalena sendo pequena. Esse é um interesse tanto meu quanto do pai dela. A gente vê que a educação de qualidade é um item tão caro. Infelizmente, o acesso à educação ainda é muito complicado no país. Então, quando a gente descobriu que o Educa está oferecendo essa oportunidade, nos trouxe uma sensação de segurança. Eu e meu marido queremos proporcionar para a nossa filha um futuro melhor de uma forma que caberá no nosso orçamento”, conta. (Agência Educa Mais Brasil)

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