Sorocaba registra 384 queimadas de agosto a outubro

0
346
Sorocaba registra 384 queimadas de agosto a outubro
Crédito da foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS

O Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Sorocaba registraram o atendimento de 384 ocorrências de queimadas no período entre agosto e outubro deste ano. A ação integrou a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) nos meses considerados mais críticos de estiagem. Das 384 ocorrências, 138 foram atendidas pelos Bombeiros e 246, pela Brigada Corta-Fogo.

A iniciativa também ocorre por meio de um termo de adesão firmado em agosto entre o Município e a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), para o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, denominado Operação Corta-Fogo, que atende ao decreto estadual nº 56.571/2010.

As queimadas trazem danos à saúde e ao meio ambiente, pois a fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente quem sofre de asma e de bronquite.

Resíduos sólidos

A Câmara de Sorocaba realizará, na próxima terça-feira (3), às 14h, audiência pública sobre a gestão de resíduos sólidos e a importância da coleta seletiva. A iniciativa é do vereador Renan Santos (PCdoB), em parceria com estudantes secundaristas que desenvolvem projeto escolar sobre o tema. O objetivo da audiência é debater a política ambiental e a conscientização da população sobre a gestão adequada dos resíduos sólidos, especialmente, a reciclagem. No encontro, haverá a apresentação da situação atual do sistema de coleta de lixo em Sorocaba. Também serão discutidas alternativas para garantir mais eficiência e sustentabilidade na gestão dos resíduos. O evento é aberto e devem participar professores universitários pesquisadores na área, além de representantes da Prefeitura, demais órgãos públicos, entidades do setor e estudantes.

No Tribunal de Contas

E por falar em resíduos sólidos, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) lançou nesta ontem, na Capital, o “Painel de Resíduos Sólidos” — plataforma virtual que traz um estudo e mapeamento do tratamento dos resíduos sólidos em todos os municípios paulistas (exceto a Capital). A interface pode ser acessada por meio do link www.tce.sp.gov.br/residuos. A ferramenta, desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), permitirá que o interessado tenha acesso a dados, na forma de gráficos e mapa, sobre a gestão dos resíduos sólidos em cada uma das 644 cidades do interior, litoral e da Região Metropolitana de São Paulo.

Discutir finanças

Na última quarta-feira (27), no auditório do Sindicato dos Comerciários de Itu, ocorreu a primeira reunião da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP), fundada em julho deste ano. Além de Itu, o encontro contou com a presença de representantes de cidades como Sorocaba, São José dos Campos, Botucatu, Ribeirão Preto, Barretos, Ubatuba entre outras. A associação tem o intuito de realizar o intercâmbio de informações entre as secretarias, a discussão em atividades tributárias em todos os níveis de governo e a realização de encontros e treinamentos para os servidores ligados às suas pastas.

O post Sorocaba registra 384 queimadas de agosto a outubro apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorMais uma reforma
Próximo artigoApós chuvas, melhoram os níveis dos mananciais em Sorocaba