Dando continuidade à sua opção preferencial pelos SUVs, a JAC Motors do Brasil fez seu 26º lançamento desde que chegou ao Brasil há nove anos. A marca chinesa apresentou o SUV JAC T60 Turbo, que traz um motor 1.5 Turbo e sistema VVT, que rende 168 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, conjugado a uma caixa de câmbio CVT (automático com 6 marchas eletrônicas). Com esse propulsor, o SUV mostra um desempenho vigoroso para sua categoria: acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e atinge 195 km/h de velocidade máxima. De dimensões generosas e diversos mimos criados para encantar seu usuário, o T60 irá se posicionar na faixa de R$ 100 mil, entre dois modelos consagrados da JAC Motors no Brasil: o T50 e o T80. O modelo vai oferecer todos os recursos já adotados pelos demais SUV’s da JAC Motors, com destaque para a tela multimídia de mais de 10 polegadas, o teto solar elétrico e a câmera 360 3D.
Utilitários esportivos
De olho à multiplicação dos SUVs, que se desdobram cada vez mais em novos nichos, a JAC Motors está apresentando mais uma alternativa de utilitário-esportivo para o mercado brasileiro. Atualmente, a marca já comercializa os modelos T40, T50 e T80, sem contar as opções 100% elétricas (iEV20 e iEV40). Com o T60, a JAC pretende introduzir neste segmento de mercado os mesmos patamares de desempenho, tecnologia e sofisticação de sua versão top de linha o T80 , mas com um preço muito mais próximo à categoria de SUVs médios. O T60 estreia no Brasil por R$ 99.990 (Pack 2) e R$ 104.990 (Pack 3). Como um modelo de porte médio-grande, mas extremamente bem equipado desde a versão Pack 2, o JAC T60 ganhará notoriedade rapidamente em seu segmento.
Pronto a acelerações vigorosas e retomadas ágeis, o T60 apresenta uma performance só vista em sedãs esportivos e que, certamente, irá distingui-lo rapidamente dos principais concorrentes. O motor atua em conjunto com o câmbio CVT de 6 marchas criadas eletronicamente. Atinge 195 km/h e requer somente 9,6 segundos para sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.
Igualmente responsável pela segurança ao rodar, mesmo em altas velocidades, é a suspensão independente MacPherson na frente e com eixo de torção na traseira, com molas e amortecedores calibrados para mesclar conforto ao rodar e firmeza nas curvas. O conjunto é amparado por um extenso conjunto de recursos eletrônicos que preservam aderência e estabilidade em curvas, com destaque para o controle eletrônico de tração e estabilidade. Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, sendo esses dois últimos, respectivamente, Brake Assist System e Brake Overide System, isto é, assistência em frenagens de pânico e sistema de “cancelamento”, que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador (é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens).
O T60 vem equipado com rodas de liga leve aro 17” com desenho exclusivo, calça pneus 215/50 R17, o perfil mais baixo não compromete a performance em condições suaves de off-road, até por se tratar de um SUV. Mas seguramente é um diferencial positivo nas tocadas mais esportivas, onde minimiza o efeito de rolling da carroceria em altas velocidades.
A direção oferece sistema elétrico progressivo, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como nos sistemas hidráulicos. Concebido para acomodar confortavelmente uma família de 5 pessoas, outro diferencial do JAC T60 é a capacidade do porta-malas de 650 litros, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco traseiro e que pode chegar a 1.210 litros.
Custo-benefício
Uma das grandes virtudes de todos os modelos JAC Motors lançados no país sempre foi a boa relação custo/benefício. E não será diferente com o T60. De forma bem objetiva, o T60 vai custar o preço dos modelos compactos (Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta), mas muito maior e mais equipado e sofisticado. Ao avaliarmos os SUVs que possuem realmente o porte do T60 (Jeep Compass, Chery Tiggo7, Mitsubishi ASX), o modelo da JAC se posicionará de maneira bem mais competitiva e continuará sendo muito mais equipado e sofisticado!
Com dimensões generosas 4,41 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos, o JAC T60 foi desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors em Turim, Itália. Por dentro, o modelo da JAC acomoda confortavelmente cinco adultos. O acabamento é refinado e a lista de equipamentos premia o cliente com o pacote generoso de equipamentos.
O JAC T60 garante um bom nível de equipamentos de série. Ele repete os itens já constantes em outros SUVs da marca, já na chamada “versão básica”, ou seja, o Pack 2: chave Keyless, fechamento dos vidros com comando na chave; faróis com acendimento automático; luzes diurnas de LED; faróis com regulagem elétrica de altura; luzes de conversão estática; cruise control; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; computador de bordo; volante multifuncional; câmera de ré; freios com ABS, BAS e BOS; assistente de partida em rampa; controles eletrônicos de tração e estabilidade; TPMS; assentos Isofix e retrovisores com acionamento elétrico.
O JAC T60 exibe ainda painel 100% Digital Active Info Display, com tela de TFT e 3 modos de apresentação; tela multimídia de 10 polegadas no console central, com conectividade que inclui espelhamento com Android e iOS. Central touch de comandos do multimídia e da climatização e ainda há um pacote de opcionais que faz seu preço chegar a R$ 104.990, e inclui teto solar elétrico e bancos em couro. (Da Redação, com informações do fabricante)
Ficha técnica
JAC T60 1.5 16V VVT Turbo
Motor: 1.5l, 4 cilindros, 16V, turbo, gasolina
Potência: 168 cv a 5.500 rpm
Torque: 21,4 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático, CVT
Dimensões: comprimento – 4.410 mm; largura – 1.800 mm; altura 1.660 mm
Entre eixos: 2.620 mm
Suspensão: dianteira – independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora; traseira – semi-independente, com eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora,
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
Peso em ordem de marcha: 1.365 kg
Porta-malas: 650 a 1.210 litros
Capacidade do tanque: 50 litros
Rodas e pneus: 215/50 R17
Fonte: JAC
O post JAC Motors lança mais um SUV apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.