Covid-19: “Não queremos outros conseguindo máscaras”, diz Trump

0
45

A corrida do governo dos EUA para obter equipamentos médicos para o combate à pandemia do novo coronavírus colocou os norte-americanos em rota de colisão com países aliados. O presidente Donald Trump disse neste sábado (04/04) que precisa de máscaras de proteção contra o coronavírus e, ainda, que não quer “outros conseguindo” os equipamentos. São informações do G1.

“Precisamos das máscaras. Não queremos outros conseguindo máscaras. É por isso que estamos acionando várias vezes o ato de produção de defesa. Você pode até chamar de retaliação, porque é isso mesmo. É uma retaliação. Se as empresas não derem o que precisamos para o nosso povo, nós seremos muito duros”, ameaçou.

O Ato de Produção de Defesa passou a vigorar em 20 de março nos EUA em resposta à pandemia. É uma lei dos anos 1950 que permite o direcionamento da produção das empresas privadas. Ela foi criada na época porque os norte-americanos temiam problemas de abastecimento durante a Guerra da Coreia.

Desvio de equipamentos

O ministro do Interior da Alemanha, Andreas Geisel, disse que o governo dos EUA desviou equipamentos que iriam para a Europa e para o Brasil.

Autoridades em Berlim alegaram que o embarque das máscaras, produzidas nos EUA, teria sido “confiscado” em Bangcoc, na Tailândia.

Além disso, um grupo de governadores do Nordeste disse que encomendou 600 aparelhos respiradores na China, mas que a carga ficou retida em Miami. Entretanto, a embaixada dos Estados Unidos negou que tenha feito o bloqueio de compra de material. (Com Agência Estado)

O post Covid-19: “Não queremos outros conseguindo máscaras”, diz Trump apareceu primeiro em Metrópoles.