O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, em entrevista exclusiva à coluna Grande Angular na manhã desta sexta-feira (03/04), que fará testagem em massa na população do DF para identificar casos do novo coronavírus.
Ibaneis afirmou que, a partir da próxima semana, os testes diários devem saltar de mil para 3 mil. Na segunda quinzena deste mês, devem ser feitos 5 mil exames diariamente. “Quero começar a fazer uma testagem em massa no Distrito Federal. Vou ter mais segurança na hora de reabrir o comércio. Não quero abrir para depois ter que fechar”, pontuou o governador.
O governador do DF destacou que a medida é necessária para garantir segurança antes de autorizar a reabertura do comércio, suspenso até 3 de maio, e a volta às aulas, interrompidas até 31 de maio. “Vamos separar os possíveis grupos de risco e ampliar os exames para ter certeza do que diz respeito ao fim do isolamento social”, assinalou o titular do Palácio do Buriti.
O GDF comprou 150 mil testes, que devem ser entregues nos próximos dias, e prepara a aquisição de mais 150 mil, segundo Ibaneis. O governo local ainda fechou parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para ampliar a análise dos exames.