Em 24 horas, país tem recorde negativo com 600 mortes

0
253





Equipe de Manaus transporta um passageiro. Amazonas tem 649 mortes. Crédito da foto: Michael Dantas /  AFP

O Brasil registrou nesta terça-feira (5) 600 mortes pelo novo coronavírus em 24 horas, recorde de notificações de óbito para apenas um dia. Com isso, o total de vítimas subiu para 7.921, conforme o Ministério da Saúde. Pelo País, governadores e prefeitos endurecem regras de isolamento social: o Pará decretou lockdown em Belém e mais nove cidades a partir de amanhã, mesma medida que passou a vigorar ontem em São Luís. No Ceará, o governo estendeu a quarentena e anunciou normas mais rígidas para Fortaleza. O receio é de que haja sobrecarga no sistema de saúde.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (2.851), sendo seguido pelo Rio de Janeiro (1.213), Ceará (795), Pernambuco (749) e Amazonas (649).

Secretário de vigilância em saúde do ministério, Wanderson de Oliveira afirmou que o número, apesar de recorde, traz dados de óbitos de dias anteriores, que ainda estavam sob investigação.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou nesta terça suspensão total de serviços não essenciais na capital e outros nove municípios, todos com mais casos que a média estadual. Também foram vetadas visitas em casas e prédios, a não ser de trabalhadores de serviços essenciais.

Já o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou que vai intensificar o isolamento social a partir de sexta, mas não confirmou que haverá lockdown. Em Fortaleza, ficará proibida a circulação de pessoas em locais ou espaços públicos, como praças, praias e calçadões, a não ser quando forem deslocamentos imprescindíveis. Também haverá controle de entrada e saída do município e do tráfego de veículos particulares nas vias públicas. E o uso de máscaras será obrigatório por todos os cearenses a partir de hoje.

Maranhão

São Luís e três cidades da região metropolitana amanheceram nesta terça-feira (5) com bloqueio total, após decisão de lockdown pela Justiça, a pedido do Ministério Público Estadual.

No centro de São Luís, registros de grande movimentação foram identificados nos bancos e em lotéricas da cidade, onde as pessoas recorriam para sacar o auxílio emergencial. Outros Estados, como Pernambuco, já disseram estudar o decreto de lockdown, caso se agrave a pandemia. (Estadão Conteúdo)






O post Em 24 horas, país tem recorde negativo com 600 mortes apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorCâmara suspende prazo de validade de concursos homologados até 20 de março
Próximo artigoReino Unido supera 30 mil mortes por Covid