O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas US$ 750 em impostos federais em 2016, ano em que venceu as eleições.
A informação foi divulgada, neste domingo (27), em reportagem publicada pelo jornal New York Times sobre mais de 20 anos de declarações fiscais do mandatário.
“Ele não pagou qualquer imposto sobre a renda em dez dos quinze anos anteriores, em grande parte porque declarou mais perdas do que receitas”, escreveu o jornal americano.
As declarações de imposto de renda de Trump estão no centro de uma batalha jurídica, já que o presidente sempre se negou a publicá-las, indo contra a tradição criada por seus antecessores.
“O New York Times obteve informações fiscais dos últimos 20 anos do senhor Trump e das centenas de empresas que compõe seu grupo, incluindo informações detalhadas sobre seus primeiros dois anos no cargo. Isto não inclui suas declarações de imposto de renda pessoais de 2018 e 2019”, explicou o jornal.
Trump nega
Após a reportagem, Trump chamou as revelações do jornal de “notícias falsas”. “São ‘fake news’, totalmente inventadas”, afirmou durante coletiva de imprensa na Casa Branca.
“Eu paguei muito, e também paguei muito imposto de renda a nível estatal, o estado de Nova York cobra muitos impostos”, defendeu-se o republicano, sem dar mais detalhes. (Da Redação, com informações da AFP)
O post Donald Trump pagou US$ 750 em impostos em 2016, aponta jornal apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.