Sorocabana ilustra novo livro da autora de Harry Potter

0
217
Sorocabana ilustra novo livro da autora de Harry Potter
Ana Carolina é a única ilustradora de Sorocaba selecionada pela Editora Rocco. O desenho ilustra o capítulo 4 do livro, que tem como tema “A casa silenciosa”. Crédito da foto: Divulgação

A sorocabana Ana Carolina Castro Ribeiro, de 12 anos, é uma das ilustradoras da edição brasileira do novo livro infanto-juvenil da escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter e considerada das maiores contadoras de história de todos os tempos.

Lançado neste mês simultaneamente em todo o mundo, O Ickabog foi escrito há mais de dez anos para suas filhas mais novas e em maio foi disponibilizado gratuitamente na internet em capítulos, em diversas línguas para ajudar a entreter crianças, pais e cuidadores confinados em casa durante o isolamento social provocado pelo novo coronavírus.

Ana Carolina foi uma das vencedoras do concurso promovido pela Editora Rocco que selecionou ilustrações de 34 crianças de todo o Brasil. “Fiquei muito feliz! Quando vi (o próprio nome na relação dos vencedores) saí correndo para contar para minha mãe e pro meu pai, fiquei bem feliz e bem orgulhosa”, comenta.

Com capa dura, a versão brasileira do livro foi ilustrada por crianças dos Estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. Ana Carolina é a única representante de Sorocaba selecionada.

Como prêmio, os vencedores receberam um exemplar de O Ickabog, com adesivo com autógrafo da autora J.K. Rowling. “Meu sonho é conhecer ela, porque eu sou fã”, afirma a sorocabana, que já leu todos os livros da saga Harry Potter. “Eu li o primeiro, A pedra filosofal, que era do meu pai e gostei muito. Daí, todo ano eu comprava mais um, com o dinheiro que ganhava no meu aniversário”, relata.

Também como parte da premiação, as crianças terão direito de receber dois acervos de vinte títulos cada, selecionados pela Editora Rocco, sendo um para si e outro para doar para uma escola ou biblioteca à sua escolha. Ana Carolina escolheu a Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury, “porque eu gosto muito de lá!”, comenta.

Inspiração

A pequena ilustradora comenta que só soube do concurso a poucos do término e precisou correr para ler os capítulos para buscar inspiração para as suas ilustrações. Dos 64 capítulos, ela conseguiu ler doze e enviou cinco desenhos a dois dias do prazo final.

O desenho da sorocabana ilustra o capítulo 4, que tem como tema “A casa silenciosa”, na qual, os moradores, enlutados pelo falecimento da mãe, mantêm cortinas pretas nas janelas. Ana Carolina, que além de ler, diz que sempre gostou de desenhar e já chegou a fazer curso com os grafiteiros Will e Japs no Sesc Sorocaba.

Ana detalha que, para fazer textura que se assemelha à madeira da casa, optou por uma técnica que mescla canetas brushs e lápis. A fábula O Ickabog é ambientada em uma terra imaginária, onde um monstro mítico testará a bravura de duas crianças.

O reino da Cornucópia já foi o mais feliz do mundo. Tinha muito ouro, um rei com os melhores bigodes que você poderia imaginar, e açougueiros, padeiros e queijeiros cujas comidas deliciosas faziam uma pessoa dançar de prazer. Tudo parecia perfeito, mas nos pântanos enevoados ao norte, segundo a lenda, vivia o monstruoso Ickabog.

Quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças — os melhores amigos Bert e Daisy — embarcam em uma grande aventura para desvendar a verdade, descobrir onde está o verdadeiro monstro e trazer a esperança e a felicidade de volta para Cornucópia.

Para Rowling, O Ickabog é história original, divertida e irônica, sobre o poder da esperança e da amizade. “A ideia para O Ickabog me ocorreu enquanto eu ainda escrevia Harry Potter. Escrevi a maior parte do primeiro rascunho entre livros de Harry Potter, com a intenção de publicá-lo depois de Harry Potter e as Relíquias da Morte. No entanto, após o último livro de Potter, eu queria fazer uma pausa nas publicações, que acabou durando cinco anos. Foi assim que o primeiro rascunho de O Ickabog subiu para o sótão, onde permaneceu por quase uma década. Com o tempo, passei a pensar nele como uma história que pertencia aos meus dois filhos mais novos, porque eu lia para eles à noite quando eram pequenos, o que sempre foi uma lembrança feliz da família”, contou Rowling. (Felipe Shikama)

O post Sorocabana ilustra novo livro da autora de Harry Potter apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorSão Bento reúne forças para brigar contra rebaixamento
Próximo artigoLittle Hope acerta na cartilha do terror: da magnificência ao final fraco