Os sintomas de garganta inflamada são ardência, dificuldade para engolir e dor na região. O problema é causado pela exposição prolongada ao frio ou pela infecção causadas por doenças, como a gripe ou a amigdalite.
Em alguns casos, a garganta inflamada pode ser tratada com medidas simples. Repousar e utilizar alguns remédios caseiros, como chá de limão com mel e gengibre, podem ajudar na recuperação.
Entretanto, recomenda-se consultar um médico caso a dor na garganta não passe ou se há presença de pus na região. O especialista de referência é o otorrinolaringologista, que pode prescrever remédios anti-inflamatórios ou antibióticos para aliviar os principais sintomas.
Veja opções e remédios naturais para garganta inflamada
Chá de malva, sálvia ou alteia
Malva, sálvia ou alteia são plantas que agem como anti-inflamatórios e lubrificam a garganta. Para fazer o chá, basta adicionar uma colher de sopa da erva escolhida em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 15 minutos e coar.
Chá de limão com mel e gengibre
Tomar chá de mel, limão e gengibre duas vezes por dia também é um ótimo remédio caseiro para a garganta inflamada. A bebida possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Além disso, é rica em vitamina C, que fortalece as defesas naturais do organismo. Para fazer o chá, basta acrescentar um limão fatiado e um pedaço pequeno de gengibre em uma xícara de água fervente e esperar cerca de 15 minutos antes de coar. Caso necessário, adoce com mel.
Vitamina de morango com mel
O morango possui vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Já o mel lubrifica a garganta e reduz a dor e a inflamação. Para fazer esta vitamina, deve-se bater no liquidificador um copo de leite e seis morangos, acrescentando depois uma colher de mel.
Gargarejo com água morna e sal
Uma solução de água com sal possui propriedades antimicrobianas, podendo eliminar os microrganismos da garganta e aliviar os sintomas da inflamação. A receita da solução é de uma colher de sopa de sal para um copo de água morna. Em seguida, basta misturar bem para dissolver o sal. A indicação é fazer gargarejos pelo menos 3 vezes ao dia com a mistura.
Sintomas da garganta inflamada
Os principais sintomas da garganta inflamada incluem:
- Desconforto na garganta;
- Tosse seca e irritativa;
- Dor de garganta ao engolir ou falar;
- Garganta muito vermelha e inchada;
- Febre baixa;
- Febre alta, mais comum se existir infecção por bactérias;
- Mau hálito e ínguas no pescoço.
O post Confira remédios naturais que ajudam a curar garganta inflamada apareceu primeiro em Metrópoles.