A 22ª edição do Big Brother Brasil entrou em sua reta final. Entretanto, diferente de todas as edições anteriores, o reality conta com apenas seis homens. A última vez em que eles foram superioridade numérica a essa altura do jogo foi em 2015, quando cinco pessoas do elenco masculino chegaram ao Top7.
Essa também é a primeira vez na história do reality que seis homens chegam à fase aguda do programa. Além disso, elas são a maioria quando o assunto é título. Das 21 edições, 11 mulheres arrebataram o prêmio, sendo seis vezes seguidas. O Metrópoles buscou uma especialista em linguagem estética e gêneros para entender o que mudou o retrato do BBB22.


Laís foi a primeira participante confirmada do grupo pipoca. Ela é médica, tem 30 anos, e é de Crixás (GO). Foi a nona eliminada
Reprodução/TV Globo

A terceira participante do grupo pipoca é Jessilane, bióloga do Valparaíso de Goiás. Ela tem 26 anos e prometeu “não ser planta”
TV Globo

Eslovênia tem 25 anos, é nascida em João Pessoa na Paraíba, mas mora em Caruaru, Pernambuco. É da Pipoca! Foi a 11ª eliminada.
TV Globo

Bárbara é mais uma do grupo pipoca. Ela tem 29 anos, é relações públicas e modelo. Natural de Novo Hamburgo (RS). Foi a quinta eliminada
TV Globo

Também da pipoca, Natália tem 22 anos e é de Belo Horizonte (MG). A sister é modelo e designer de unha. Foi a 13ª eliminada
TV Globo

Brunna é bailarina, influencer e mulher da cantora Ludmilla. Tem 30 anos e é de Nilópolis (RJ). Dos palcos para o camarote do BBB22! Foi a quinta eliminada do programa.
TV Globo

Destaque como Verena na novela Amor de Mãe, da TV Globo, Maria também vai para o camarote do BBB22. É carioca, tem 21 anos e é atriz e cantora. Foi expulsa após acertar um balde na cabeça de Natália

É ela! Jade Picon, de 20 anos, está confirmadíssima no BBB22. A empresária e influencer de São Paulo está no camarote do reality. Ela foi a 7ª eliminada
TV Globo

Linn da Quebrada está confirmadíssima para o camarote do BBB22. Linn tem 31 anos, é cantora e atriz. Ela foi a 12ª eliminada

Naiara Azevedo estará mesmo no BBB22. A cantora sertaneja tem 32 anos, é de Farol (PR) e dona do hit 50 reais. A cantora foi a terceira eliminada
TV Globo
0
Flávia Stawski, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), analisou os perfis selecionados pela Rede Globo. “Eu acho que foi uma escolha deliberada, com personagens femininos muito fracos, tínhamos mulheres tridimensionais nas outras edições. Parece que não teve uma ligação entre elas como o universo masculino apresentou”, explicou a profissional.
Grande parte do elenco feminino se reuniu no Quarto Lollipop. As integrantes do cômodo, assim como Luciano e Rodrigo, bateram no Paredão e foram eliminadas. Para Flávia, há uma explicação baseada na trajetória das sisters.
“O Lollipop era interessante, mas, na hora de bater de frente, não conseguia bater. A Laís falava muito no Lollipop, na frente das amigas falava uma coisa, mas para o Arthur falava outra. O público não vê coerência e tira a pessoa de lá. A Juliette era muito chatinha, mas era coerente. As mulheres não mostraram coerência entre o jogo e em suas narrativas. Sinto as personagens femininas muito perdidas”, pontuou Flávia.
BBB20
Em comparação com o BBB20, somente Babu ainda estava na Casa nessa altura do jogo. Entretanto, para a especialista, há uma grande diferença entre as mulheres daquela edição, com as dessa. “Eram mulheres muito mais articuladas na questão de verbalizar, ocupar espaços, dizer coisas para esses homens, parece que eram mais preparadas para enfrentar esse tipo de situação. As mulheres se uniram, se colocaram acima de tudo, o que deu muita força para elas dentro do jogo. Tenho que esse foi o grande ponto para a vitória delas”.
Jade Picon fez uma amizade forte com alguns dos homens do programa e ainda chegou a se relacionar com Paulo André. Entretanto, mesmo com uma liderança sobre o Lollipop, não há uma certeza de que essa situação poderia ser alterada. “Ela se colocou no confronto com o Arthur, não fugiu da responsabilidade. Não adianta você ter uma liderança, mas quem está com você não cola no rolê. É difícil falar porque o outro grupo tem um discurso muito condizente, quem quer contra argumentar, sai debaixo”, falou.
Flávia não deixou de citar Maria, que terminou expulsa após acertar um balde na cabeça de Natália, durante um Jogo da Discórdia. A cantora estava no caminho certo quando o infeliz momento aconteceu. “Criticaram muito a Maria, falando que ela era muito promíscua. Mulheres fortes incomodam. Ela sempre tentava colocar a opinião dela e se colocar como coerente dentro do seu jogo”, explicitou a especialista.
Citada pela professora, a força dos meninos da Disney, grupo formado, principalmente, por Arthur Aguiar, Douglas Silva, Paulo André e Pedro Scooby, foi muito amplificada pelos memes e pelas brincadeiras criadas por eles dentro da casa. A maneira como eles encaram o jogo, com muita naturalidade, também contribuiu para a conexão dos Camarotes com o público.
“A gente está voltando ao presencial agora, sem entender direito, sem estar tão articulado como gostaríamos, não mudaram só as relações pessoais, o virtual ganhou muita força. Agora ficou super catalisado, a gente se comunica muito por meme, redes sociais. Eles acharam na zoeira, uma identificação muito grande com o público. A turma foi para curtir muito, foi para tirar uma onda e, como está todo mundo precisando de uma válvula de escape, o público se identifica.”, opinou.
A maneira como eles se comportam, como meninos de 15 a 25 anos, também contribuiu para que os brothers ficassem tão fortes. “Eles fortaleceram a amizade dessa maneira e utilizaram os memes como meio de comunicação. São netinhos de Serginho Mallandro, mas com uma força catalisada e potencializada nas redes sociais, com molho de pandemia”, completou Flávia.
Após a eliminação de Linn da Quebrada, Arthur Aguiar especulou, durante um papo com Scooby, que sua base de fãs votou muito para a cantora sair. Flávia concorda com o brother. “Demorou para ela sair, porque o jogo é vivo, tem essas oportunidades e ela estava incomodando muito. Tirando esse convencimento (do Arthur), ela estava articulando de um jeito que tirava um poder do Arthur”, completou.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos
O post BBB22 chega à reta final com um inédito protagonismo masculino apareceu primeiro em Metrópoles.