Governo espanhol aprova licença menstrual de três dias

0
548

O Conselho de Ministros da Espanha aprovou nesta terça-feira um projeto de lei sobre os direitos “sexuais e reprodutivos” das mulheres que prevê uma licença para menstruação “dolorosa” e “incapacitante” coberta pelo Estado.

Após dias de debate, a proposta oficial foi anunciada nesta terça-feira (17) em uma coletiva de imprensa pela ministra de Igualdade do país, Irene Montero. “Acabou o tempo de ir trabalhar cheio de pílulas e ter que esconder a dor que nos impede de trabalhar nos dias de menstruação”, disse.

“Somos o primeiro país da Europa a regular autorizações temporárias especiais para menstruação dolorosa pagas integralmente pelo Estado”, acrescentou ela.

O projeto segue agora para votação no Parlamento do país, onde o governo, socialista, tem maioria. Se a medida for aprovada, a Espanha será o primeiro país da Europa a adotar a licença.

“Hoje enviamos ao mundo uma mensagem para apoiar todas as mulheres que estão lutando por seus direitos sexuais e reprodutivos. É nosso dever garantir que essas mulheres decidam o que acontece com seus próprios corpos”, declarou Montero.

A ministra espanhola explicou ainda que para garantir estas autorizações não será necessário ter previamente pago contribuições para a segurança social.

“Estamos avançando no feminismo. As mulheres devem poder decidir livremente sobre suas vidas”, escreveu o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, no Twitter.

A licença por menstruação dolorosa está incluída em um projeto de lei mais amplo sobre os direitos das mulheres, em particular sobre o aborto, que já é legal na nação.

Atualmente, o aborto pode ser realizado até a 14ª semana de gestação em todos os casos e até a 22ª semana em casos de anormalidades do feto.

O novo texto inclui a abolição da exigência de permissão dos pais para ter acesso ao aborto no caso de meninas de 16 e 17 anos – introduzida pela centro-direita -, e a garantia de que todos os requerentes possam encontrar profissionais de saúde disponíveis a praticar o aborto no centro de saúde público “mais próximo” de onde mora.

A norma também prevê que mulheres grávidas poderão ter a licença ampliada a partir da 39ª semana (quando ultrapassa os nove meses de gestação), e produtos menstruais como absorventes serão distribuídos gratuitamente em escolas e centros de saúde, além da extensão da educação sexual obrigatória em todas as etapas do ensino.

Artigo anteriorSenado aprova volta do despacho gratuito de bagagem em voos
Próximo artigoEstratégias de marketing para sua empresa em grandes sazonalidades