Nesta terça-feira (09), o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan afirmou que a China está se preparando para invadir a ilha. A declaração foi feita por ele em entrevista coletiva em Taipei.
De acordo com o chanceler Joseph Wu, a verdadeira intenção por trás dos exercícios militares iniciados na semana passada é “alterar o status quo no Estreito de Taiwan”.
“A China usou os exercícios em seu manual militar para se preparar para uma invasão de Taiwan […] A China está claramente tentando dissuadir outros países de interferir em sua tentativa de invadir Taiwan. Em outras palavras, a real intenção por trás desses exercícios militares é alterar o status quo no Estreito de Taiwan”, disse Wu.
Na semana passada, a China iniciou uma série de exercícios militares com munição real ao redor de Taiwan em resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, à ilha.
Ontem (08), Pequim anunciou que as atividades militares na região, que deveriam ter acabado no domingo, serão mantidas por tempo indeterminado.