Balanço foi divulgado pelo TRE-DF, na tarde desta segunda-feira (3/10). Ibaneis Rocha foi reeleito no 1º turno com 50,30% dos votos válidos
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) divulgou, na tarde desta segunda-feira (3/10), o resultado do primeiro turno das eleições para governador por Zona Eleitoral. Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito com 50,30% dos votos válidos, totalizando 832.633 sufrágios. Assim como o presidente Jair Bolsonaro (PL), o chefe do Executivo local venceu em todas as 18 zonas, menos na Asa Norte.
Ibaneis Rocha é o segundo chefe do Executivo local a conquistar a reeleição. Antes dele, apenas Joaquim Roriz conseguiu novo mandato à frente do GDF.
Na zona do Recanto das Emas, o emedebista angariou 51.696 sufrágios, o que equivale a 61.44% das urnas na região onde teve mais expressividade. Na zona da Asa Norte, Leandro Grass (PV) acumulou 32.793 votos, frente aos 28.781 de Ibaneis. O que representa 40.03% e 35.13% do total, respectivamente.
Confira o mapa das zonas eleitorais:
Divulgação/TRE-DF
Quem é Ibaneis
Nascido em Brasília, Ibaneis Rocha Barros Junior é de família piauiense e o primogênito de três irmãos. Casado pela segunda vez, tem dois filhos do primeiro matrimônio e um do atual casamento.
Ibaneis disputou um cargo público pela primeira vez em 2018, quando tinha 47 anos. À época, derrotou o então governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) e venceu, com 69,79% dos votos válidos (1.042.574).
Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis encabeça a coligação Unidos pelo DF e tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP). Além do MDB e PP, a coligação integra o PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante.
O advogado fez carreira na capital. De 2013 a 2015, presidiu a seccional OAB-DF. Depois, atuou como diretor do conselho federal e corregedor-geral da entidade.
Ibaneis é formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil e fez mestrado em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Em 1990, Ibaneis abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público.
fonte metrópoles